EDUCAÇÃO

Alunos da EPCAR participam de Modelo Intercolegial das Nações Unidas

Publicada em: 18/10/2013 16:40
Imprimir
Fonte: EPCAR

Alunos da EPCAR participam de Mini-ONU  EPCARA Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) participou da 14° edição do Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas, o Mini-ONU. O evento foi realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) entre os dias 12 e 15 de outubro, em Belo Horizonte (MG).

Orientados pelo Professor Robson Bonifácio da Silva, os quinze alunos da EPCAR assumiram a função de representar diplomatas e defender a política externa de países, além da representação em Organizações Internacionais como a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Em sua primeira simulação, o Aluno Guilherme Carvalhaes enfatizou o ganho que a experiência trouxe. “Precisamos compreender o posicionamento defendido pela política externa das nações que representamos, além de respeitar a soberania dos demais Estados presentes. Não existe nada que você possa impor. É preciso ter argumentos bem embasados para conseguir um consenso ou gerar um impasse nos debates”, explica.
O Mini-Onu possui função pedagógico-cultural, possibilitando aos estudantes desenvolverem suas capacidades de percepção e compreensão dos acontecimentos internacionais. A preparação para o Mini-ONU na EPCAR aconteceu através de reuniões realizadas semanalmente no Núcleo de Estudos Geopolíticos que existe desde 2010.
Para o aluno Carvalhaes, a participação ainda mostra como os alunos da EPCAR são diferenciados. “Dentro de um grupo de jovens com uma idade próxima, nós nos vimos destacados. Muito do que nos é cobrado na rotina da EPCAR nos auxiliou no nosso bom desempenho e, com isso, vários alunos foram elogiados”, conclui o estudante.