SOCIAL

Crianças em tratamento contra o câncer voam em aeronave da FAB

Publicada em: 15/10/2013 09:38
Imprimir
Fonte: I COMAR

Crianças em  tratamento contra o câncer realizaram o sonho de voar  BABECrianças e adolescentes da Associação Colorindo a Vida (ACV), entidade civil que atende pessoas em tratamento de câncer, tiveram uma manhã diferente na última sexta-feira (11/10), na Base Aérea de Belém (BABE). A bordo da aeronave C-97 Brasília, 17 jovens e seus familiares realizaram o sonho de voar, percorrendo os principais pontos turísticos da cidade de Belém.
 
No retorno do voo, o grupo foi recebido pela Banda de Música da BABE. O dia seguiu com a visita ao Esquadrão Falcão (1º/8º GAv) e com realização de palestra sobre a missão da FAB na Amazônia, conduzida por militares do Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA). Estiveram presentes durante do evento, o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat, acompanhado dos Comandantes da BABE, Coronel Marcos dos Santos do Silva, e do 1º ETA, Tenente Coronel Webert Romeiro Freire.

Jerllysson Oliveira de Paula, 9 anos, portador de leucemia, não queria sair do avião. “Foi muito legal. Quero ir de novo. Mãe, me leva, por favor...”, repetia o garoto. O Tenente Médico Danillo dos Santos Francisco conta que foi realizado um minucioso planejamento para que o voo fosse o menos desconfortável possível. “Na verdade, as crianças não deram o menor trabalho. Por mais que estivessem em tratamento, a criançada demonstrou muita disposição eFamiliares e crianças sobrevoaram Beleém a bordo do C-97 Brasília  BABE energia. Com certeza, foi uma bela missão”, resume.
 
As crianças assistidas pela Associação são naturais dos municípios do Pará e de outros estados. Entre os participantes da iniciativa estavam moradores de Palestina, Itaituba, Parauapebas, Castanhal, Mãe do Rio, Tailandia, Rondon do Pará, Santa Luzia do Pará, Nova Esperança do Piriá, Cantoeira do Piva, Governador Nunes Freire/MA, Cabeceira/MA e Macapá/AM.
 
“Isso demonstra o quanto é importante oferecermos apoio a essas famílias para que possam enfrentar a dificuldade da doença com mais dignidade. Esse presente da Força Aérea Brasileira trouxe de volta o sorriso ao rosto de uma criança e isso não tem preço. Somos muito gratos a todos os militares que realizaram o sonho de voar, já que muitos são extremamente humildes e talvez nunca tivessem a oportunidade de ver a terra de cima”, destaca a Diretora-presidente da Associação, Dyrce Maria Koury Wagner.