ESPAÇO

Alunos do ITA conhecem instalações do Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão

Publicada em: 10/06/2013 17:05
Imprimir
Fonte: CLA

Dezesseis alunos dos três primeiros anos profissionais do curso de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) conheceram, entre os dias 6 e 7 de junho, as instalações do  Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão. A comitiva foi acompanhada pelo Tenente-Coronel Francisco Ramos de Araújo, instrutor do ITA, e pela Professora Doutora Nadiane Smaha, professora adjunta da instituição.

Durante a visita ao CLA, os alunos do ITA puderam obter informações sobre as obras de recuperação da pista de pousos e decolagens situada no Centro, conhecer o sistema de drenagem construído para melhorar o escoamento de água no local, realizar coleta de solo e verificar os trabalhos realizados após a formação de uma voçoroca (erosão) sobre o Rio Peptal. Os estudantes também tiveram a oportunidade de acompanhar as obras em execução na unidade como do Pelotão de Contra-Incêndio (PCI), castelo D’água e do sistema conta-incêndio na área administrativa do CLA.

O Major Engenheiro Frank Cabral de Freitas Amaral, Chefe da Divisão de Apoio e Infraestrutura, realizou uma apresentação institucional sobre a unidade da Força Aérea de lançamento de engenhos aeroespaciais. Na apresentação a comitiva do ITA tomou conhecimento sobre os antecedentes históricos do Programa Espacial Brasileiro (PEB), a criação, missão e importância da unidade no Maranhão para o PEB, estrutura, meios disponíveis, avanços e operações do CLA.
Os estudantes e professores do ITA conheceram também as instalações do Centro de Controle, setor que comanda as operações de lançamento onde atuam engenheiros e técnicos do CLA.

A visita ao CLA foi encerrada no Setor de Preparação e Lançamento (SPL), com passagens pelo Prédio de Preparação de Propulsores (PPP), onde a comitiva conheceu o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) lançado todos os anos no CLA e no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) como parte do projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN).

Ainda conheceram as instalações da Torre Móvel de Integração (TMI), plataforma móvel de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e a Casamata, instalação similar ao Centro de Controle situada próxima à área de lançamentos. Já fora das dependências do CLA, foi realizada uma verificação das obras estruturais de construção do sítio de lançamento da Alcântara Cyclone Space (ACS), binacional constituída entre os governos brasileiro e ucraniano que pretende realizar o lançamento do foguete Cyclone-4 que colocará satélites em órbita a partir de Alcântara.

Para o estudante Rafael Rodrigues Varella do primeiro ano profissional do curso de Engenharia Civil do ITA, a viagem de instrução é uma oportunidade única de conhecer na prática aquilo que é visto em sala de aula.

A viagem de instrução prevista no calendário anual de atividades do ITA tem por propósito proporcionar uma ambientação em infraestrutura aeronáutica e espacial aos alunos da instituição. A viagem de instrução foi iniciada na quarta-feira (5/6) com uma visita às obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante nas proximidades de Natal, no Rio Grande do Norte. Após a visita ao CLA, os estudantes e professores do ITA realizaram uma visita às instalações da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), situada em Belém do Pará.