RESGATE

Esquadrão Falcão resgata indío ferido na região Amazônica

Publicada em: 28/05/2013 16:00
Imprimir
Fonte: 1º/8º GAV

No último domingo (26/5) o Esquadrão Falcão (1º/8º GAV) realizou o resgate do índio Oséias Apalay, da aldeia Bona, localizada a 410 km de Macapá, capital do Amapá. O indígena foi baleado no braço após disparo acidental quando caçava com seu pai. O estado era grave devido às fraturas, princípio de infecção e hemorragias.

O helicóptero H-36 Caracal do Esquadrão decolou no domingo bem cedo a fim de chegar à aldeia ainda pela manhã e evitar o “aru” (forte nevoeiro a baixa altura, fenômeno típico da região amazônica). “O acesso ao local é muito difícil devido à selva ser fechada e às poucas opções de pouso em caso de emergência”, explica o comandante da missão, Capitão Aviador Marco Aurélio de Carvalho.

Ao chegarem ao local do resgate, o médico da equipe avaliou e medicou o paciente. Em seguida, o esquadrão transportou o índio para a capital nas condições adequadas para que pudesse receber tratamento especializado.

O piloto revela que as dificuldades tradicionais que impediam o pleno emprego do helicóptero H-1H passaram a não existir mais. A nova aeronave H-36, mais moderna e com mais tecnologia, permite a decolagem antes do nascer do sol, sendo empregada por mais tempo e num raio maior de ação.

“Chegar em casa com a certeza do dever cumprido é muito gratificante em nossa profissão. No preparo para a guerra, nos mantemos prontos para ajudar o povo brasileiro também nos tempos de paz”, comemora o Capitão Marco Aurélio.