LOGÍSTICA

COMGAP fecha parceria com Consultoria Jurídica da União na área de contratos e convênios

Publicada em: 26/04/2013 14:53
Imprimir
Fonte: COMGAP

O Comando-Geral de Apoio (COMGAP) da Aeronáutica e a Consultoria Jurídica da União do Estado do Rio de Janeiro (CJU/RJ) firmaram acordo de parceria para consolidação da mais nova unidade do Sistema Logístico da Força Aérea Brasileira, o Grupamento de Apoio Logístico (GAL).

O GAL, organização militar subordinada ao COMGAP e que foi ativada em janeiro deste ano, é uma Unidade Gestora Executora responsável por prover apoio logístico e administrativo a outras oito unidades gestoras da Aeronáutica (COMGAP, DIRMAB, DIRENG, DTI, PAMA-GL, CTLA, PAMB, CCA-RJ) na otimização da Logística Militar.

A função do Grupamento, localizado no Rio de Janeiro, é buscar a fusão e racionalização de procedimentos e processos, conduzir a celebração de contratos, convênios e ações de realização de despesas das organizações apoiadas.

Ao invés de cada organização militar realizar suas próprias licitações em separado, os processos licitatórios serão aglutinados com a demanda comum e conjunta das unidades atendidas. Estima-se que a atuação do GAL abarcará aproximadamente 70% de toda demanda da área de suprimentos da Aeronáutica no Estado do Rio de Janeiro.

Para o CJU/RJ, o modelo de racionalização de procedimentos e processos do GAL para encaminhamento a análise jurídica da Consultoria na área de licitações e contratos serve de exemplo para outros órgãos federais.

A parceria resultará na diminuição da demanda de processos licitatórios encaminhados, que pode se dar de forma mais otimizada e enxuta, resultando em redução da quantidade e maior eficiência e qualidade dos processos administrativos, além de prover maior segurança jurídica para materialização dos projetos militares.

 

Assunto(s): , , ,