CARREIRA

Aspirantes da área de saúde concluem Estágio de Adaptação e Serviço em Belém

Publicada em: 26/03/2013 14:20
Imprimir
Fonte: ICOMAR

Na sexta-feira (22/3) foi realizada no I COMAR em Belém (PA) a formatura de conclusão do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS-1 2013). A cerimônica marcou o ingresso de 27 aspirantes a Oficial R2 da área de medicina e uma da especialidade de enfermagem no efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Belém.

O grupamento de formandos, liderado pelo 2º Tenente de Infantaria Guilherme da Conceição Rêgo, realizou o compromisso à bandeira nacional e o desfile em continência à bandeira. Para realizar o juramento, os aspirantes receberam suas espadas dos padrinhos e madrinhas presentes.

" Vocês venceram a primeira etapa da formação de um militar, todavia, a construção de um oficial é um processo longo, desenvolvido na rotina da caserna e na troca de experiências com seus irmãos de farda. Sejam, assim, coerentes consigo mesmos, firmes em suas atitudes, receptivos a novas aprendizagens, de tal forma que possam honrar o azul que passarão a vestir", afirmou o Comandante do I COMAR e Presidente da COMARA, Major Brigadeiro do Ar Peclat.

Sobre o EAS

O EAS consiste em seleção simplificada para incorporação e prestação do serviço militar pelos estudantes de medicina, veterinária, farmácia e odontologia, de forma transitória e por tempo determinado, para o exercício de atividades especializadas na Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e FAB. Para as mulheres, a prestação do serviço é voluntária. Para os homens, a apresentação é obrigatória.

As inscrições são realizadas nos Serviços Regionais de Recrutamento e Mobilização de cada Força. Durante o EAS, os profissionais ingressam como estagiários e, após a conclusão, passam ao posto de aspirante a Oficial, podendo ser promovido até o posto de 1º Tenente, caso permaneça no serviço ativo.