ORDEM DO DIA

Dia do Especialista de Aeronáutica

Publicada em: 25/03/2013 09:18
Imprimir
Fonte: COMGAP

DIA DO ESPECIALISTA DE AERONÁUTICA

Com orgulho, a Força Aérea Brasileira comemora, neste “25 de março”, o Dia do Especialista de Aeronáutica.

A história dos Especialistas da Aeronáutica se confunde com a da própria Força Aérea Brasileira.

Acompanhando o nascimento do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, constatou-se a premente necessidade de se incorporar às fileiras da FAB integrantes capacitados para enfrentar as múltiplas e complexas atividades nas áreas técnica e científica, que eram a tônica do desenvolvimento da aviação.

Deste modo, apenas dois meses mais tarde, foi criada, em 25 de março de 1941, a Escola de Especialistas de Aeronáutica, com a missão de formar profissionais especializados, com alto nível de qualificação, para dar suporte à nascente Aeronáutica brasileira.

Mediante as características intrínsecas ao Especialista, as quais estão diretamente relacionadas aos setores que sustentam o funcionamento, a operação e o emprego da Arma Aérea, ele tem sido, desde os primeiros dias, peça fundamental da engrenagem que torna a FAB atuante e eficaz, iniciando pela sua participação gloriosa na Segunda Guerra Mundial, até os dias de hoje, quando a nossa Organização se revela protagonista em qualquer grande evento ou atividade que envolva o dia-a-dia da Nação.

Assim, enaltecer o trabalho do Especialista da Aeronáutica, além de um dever de justiça, é uma honra e uma grande satisfação.

Especialista, conforme diz a letra da canção feita em sua homenagem, não há dúvidas de que as Sras e os Srs, “com disciplina, amor e coragem”, no exercício das suas mais diferenciadas atividades, possuem um patamar de profissionalismo e desempenho que dignificam os seus trabalhos e mantém sempre elevado o prestígio da Força Aérea Brasileira, sendo este, certamente, “o lema do seu sucesso”.

Atualmente, operando sistemas cada vez mais complexos, com tecnologias no estado da arte, associada à dinâmica das Relações Humanas, o Comando da Aeronáutica conta com a constante capacitação e evolução profissional dos seus Especialistas, sempre no intuito de manter o elevado padrão alcançado pelos seus antecessores e, além disso, buscando deixar um digno legado aos que ainda irão se juntar às fileiras da nossa Organização.

Diversas são as formas em que o Especialista da Aeronáutica expressa sua dedicação e capacidade de trabalho:


O enfermeiro que ameniza a dor do paciente, o controlador de tráfego aéreo que conduz uma aeronave a um pouso seguro, o infante que faz a defesa das nossas unidades, o mecânico que possibilita o voo de nossas aeronaves e o funcionamento preciso de nossas viaturas, máquinas e equipamentos, o técnico que conduz com correção e eficiência os processos administrativos da instituição, o músico, abrilhantando as nossas formaturas com garbo e beleza, o eletricista que garante o pleno funcionamento de nossas instalações, enfim, uma enorme gama de profissionais, plenamente integrados ao contexto da instituição e cientes da responsabilidade do cumprimento do dever.

Eles são, conforme o símbolo da logística, engrenagens essenciais de uma máquina muito maior e de funcionamento vital para a Nação Brasileira, o Comando da Aeronáutica.

O profícuo trabalho destes homens e mulheres se desenvolve como suporte indispensável aos grandes desafios que se apresentam ao longo de sua vida na caserna.

Os senhores são a espinha dorsal da Força Aérea Brasileira, no cumprimento silencioso, porém fundamental, da missão de disponibilizar todos os meios necessários para garantir o cumprimento da missão constitucional da FAB, ou seja, “Voar, Combater e Vencer”.

O Especialista é, conforme expressa o dicionário, “aquele que se dedica, exclusivamente, ao estudo e à prática de uma ciência, uma arte, uma profissão”. Esta definição retrata claramente a atividade e a capacidade dos nossos valorosos militares, abnegados e bem preparados para o cumprimento do dever; ontem, hoje e sempre.

Todavia, mais do que isto, o Especialista da Aeronáutica representa a condição de pessoas que conhecem com profundidade aquilo que fazem, e assim, pelas suas características, carregam consigo o conhecimento e a vontade de contribuir para o engrandecimento da Instituição.

Especialistas, recebam de toda a Aeronáutica Brasileira, nesse dia marcante, a nossa mais profunda saudação e o reconhecimento pelo passado de lutas e pelas consideráveis e marcantes conquistas.

Por mais difíceis que sejam os desafios, nos ufana a certeza de que o tempo e o esforço que dedicam ao trabalho resultarão num futuro do qual certamente teremos orgulho.

Avante ao Ar!
Parabéns e muito obrigado!


Rio de Janeiro, 25 de Março de 2013



Ten Brig do Ar Hélio Paes de Barros Júnior
Comandante-Geral de Apoio