CIDADANIA

V COMAR realiza Ação Cívico-Social em Canoas (RS)

Publicada em: 05/03/2013 11:56
Imprimir
Fonte: V COMAR

Mais de 800 pessoas participaram da Ação Cívico-Social (ACISO) realizada pelo Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) neste domingo (03/03), no Parque Eduardo Gomes, em Canoas (RS). Em torno de 200 profissionais civis e militares atenderam as pessoas ao longo do dia. Entre os serviços oferecidos pelo V COMAR e Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), estavam informações de saúde, prevenção de zoonoses, orientação odontológica, orientação nutricional e informações sobre as formas de ingresso na FAB. Além disso, a banda de música da Base Aérea de Canoas e alunos do Projeto Escola Aberta fizeram apresentações artísticas.

Os aspirantes médicos e veterinários do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) tiveram a oportunidade de participar pela primeira vez de uma ACISO, prestando informações de saúde e prevenção de zoonoses. Segundo o Aspirante a Oficial Médico William Casteleins, a oportunidade de aplicar os conhecimentos junto a comunidade de Canoas foi o grande motivador para a atividade. “Oferecemos aferição de pressão arterial e promovemos o acolhimento da população que nos procurou. Os pacientes receberam orientações sobre doenças como hipertensão e diabetes, assim como informações de acidentes com animais peçonhentos, depressão, ansiedade, entre outras“, explicou o Aspirante.

As especialidades médicas dos estagiários do EAS foram utilizadas em palestras diversificadas e os veterinários atuaram na barraca de doação de animais domésticos. “Acreditamos que a missão foi cumprida em seus objetivos principais, que foi de orientação e prevenção", concluiu Cateleins.

Para o idealizador e coordenador do evento, Coronel R1 Renato Yoshio Mori, a ACISO foi uma prova da capacidade de articulação, mobilização e organização do V COMAR e demais organizações envolvidas: “Foi gratificante constatar que os militares participantes estavam bastante motivados com os objetivos e o alcance social da Ação, não medindo esforços para que os objetivos fossem alcançados. A cada semana do planejamento eram visíveis as evoluções das atividades e o engajamento de outras instituições parceiras. Foi importante também o apoio de todos os setores envolvidos na logística da operação, pois tivemos de otimizar os meios e os recursos disponíveis”.

A Ação foi desenvolvida em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, por meio de Secretarias e Coordenadorias, além de outras instituições como Tribunal de Justiça, Defensorias Públicas da União e do Estado, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e Tudo Fácil.