TRÁFEGO AÉREO

Controladores treinam tráfego aéreo para a Copa

Publicada em: 21/12/2012 14:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP),  promove treinamentos com os controladores de tráfego e de defesa aérea das regiões onde serão realizados os jogos da Copa das Confederações, no próximo ano, e da Copa do Mundo, em 2014.

O PROSIMA é um programa que inclui uma série de simulações para reciclagem de conhecimentos dos controladores de tráfego aéreo implantada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Tendo em vista os grandes eventos que o país sediará nos próximos anos, foi criada uma nova edição do sistema, com treinamentos voltados especificamente para lidar com o aumento de demanda no tráfego  aéreo e nos aeroportos, bem como a proteção de áreas onde serão realizados os jogos.

A reedição deste programa de simulações foi planejada e desenvolvida pelo DECEA após a experiência da Conferência Rio+20 e o acompanhamento da organização das Olimpíadas de Londres, recentemente.

Até junho de 2014, o PROSIMA receberá os 880 controladores que operam nas capitais que receberão os jogos. De acordo com o ICEA, cada controlador deve passar pelo treinamento de uma semana de duração, pelo menos seis vezes, já que há evolução nas simulações.

Além de treinamentos direcionados às novas demandas do país, esta edição do PROSIMA simula, pela primeira vez, o ambiente do controle do espaço aéreo integrado ao sistema de defesa aérea. “Hoje temos a possibilidade de simular exatamente o que acontece em ambiente real”, comenta o Coronel Aviador Leandro Costa de Andrade, Diretor do ICEA, ao lembrar que a integração dos sistemas é fruto do esforço dos profissionais do Instituto. “Estamos contribuindo para a fluidez e segurança do tráfego aéreo”, aponta o Coronel Leandro.

O Suboficial Itamar Alves da Silva já colhe os resultados deste esforço. “É um treinamento mais próximo do real porque conseguimos simular tudo o que a defesa aérea faz”, disse.