SEGURANÇA

Ministro da SAC visita Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Publicada em: 21/09/2012 09:58
Imprimir
Fonte: CENIPA

O Ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira, visitou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) na quarta-feira (19). Na ocasião, o Ministro foi recebido pelo Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, que apresentou o Panorama Atual da Segurança de Voo no Brasil, mostrando a origem, evolução, ações e programas desenvolvidos pelo órgão investigador na área de segurança da aviação.

O Brigadeiro Lourenço ressaltou a importância do trabalho da prevenção e disse que todos os elos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) podem se comunicar e compartilhar atividades específicas de segurança de voo. Ele também destacou a reunião do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), formado por várias entidades e organizações da aviação brasileira, que se reúne duas vezes por ano para debater com o CENIPA temas relacionados à segurança.

O Ministro percorreu as instalações do CENIPA e conheceu o Laboratório de Leitura e Análise de dados de Gravadores de Voo (LABDATA), a mais avançada tecnologia da América Latina que permite independência e autonomia na investigação de acidentes aéreos. O roteiro incluiu também visita à área de capacitação e formação de pessoal, bem como ao Laboratório de Destroços (peças de aeronaves acidentadas) usado nos cursos de investigação.

Acompanharam o Ministro o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, além do Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e do Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Ao final da visita, o Ministro Wagner Bittencourt disse que ficou impressionado com a evolução tecnológica do CENIPA e com a qualidade dos profissionais que atuam na segurança de voo no país. Ele afirmou que conhecer a organização vai facilitar o aprimoramento das atividades em conjunto entre a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Aeronáutica.

Assunto(s): , ,