RIO + 20

Colégio da FAB apresenta projeto de sustentabilidade em conferência da ONU

Publicada em: 20/06/2012 10:54
Imprimir
Fonte: III COMAR

O Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), instituição de ensino mantida pelo Comando da Aeronáutica no Rio de Janeiro, participou da Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20. O colégio apresentou o projeto “Coleta do óleo usado: preservar o meio ambiente e adquirir melhores alternativas para saúde”, desenvolvido pelo professor de Química do CBNB, o Suboficial Marcelo Delena Trancoso. 

As alunas Natália Werneck, Alessandra Lemos, Laisa Bittencourt, Letícia Feitosa, Jhéssica Naiara Martins e Lawrraine Passos participaram,  entre os dias 12 e 14 de junho, do evento, no Armazém 4, no Pier Mauá.“A finalidade é promover a sustentabilidade, a consciência com relação à saúde, além da preservação do meio ambiente”, disse a 
aluna Letícia Feitosa. 

Desde março deste ano, as alunas contabilizam 82 litros de óleo de cozinha coletados no colégio. Parte do óleo arrecadado e que não foi transformado em sabão foi doado para a cooperativa disk óleo usado, que em troca forneceu materiais de limpeza, como panos de chão, vassouras e desinfetantes. Os sabonetes produzidos foram destinados para o uso do CBNB tanto nos banheiros como na cozinha e na cantina.


I Semana de Química

Entre os dias 11 e 14 de junho, o CBNB realizou a I Semana de Química, que contou com a participação dos professores e alunos do Ensino Médio.

O colégio foi palco de palestras que trataram de diversos aspectos da Química, como formação, história e aplicações no cotidiano. O evento contou com a participação de palestrantes que são professores em universidades do Rio de Janeiro, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Castelo Branco (UCB) e o Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Houve também palestras de professores do CBNB.