EVENTO

Páscoa dos Militares reúne mais de 1.200 católicos em cartão-postal de Brasília

Publicada em: 10/05/2012 14:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A cerimônia religiosa que celebrou a Páscoa dos Militares reuniu nesta quinta-feira (10/5) em Brasília mais de 1.200 católicos. A missa foi realizada pelo Bispo Auxiliar da Diocese Militar Dom José Francisco Falcão de Barros no Santuário Dom Bosco, uma das mais conhecidas igrejas da capital federal. Construída em homenagem ao padroeiro de Brasília, a igreja criada por Lúcio Costa é decorada por belos vitrais em 12 tonalidades de azul.

Estiveram presentes autoridades das três Forças Armadas e das Forças Auxiliares. Em meio aos militares, alunos do Colégio Militar D.Pedro II, também participaram da celebração. O Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, representou no evento o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

A cada ano, uma Força é escolhida para organizar o evento religioso. No Distrito Federal, a coordenação da cerimônia desta vez ficou a cargo do Corpo de Bombeiros.
Criada em 1924, a Páscoa dos Militares, fora de época, foi autorizada pelo arcebispo do Rio de Janeiro em função das peculiaridades da profissão. Não raro, militares estão envolvidos em missões longe de casa e escalados para serviços que impedem o afastamento do local de trabalho. “Todo cristão católico tem o dever de celebrar a Páscoa, criar um evento extemporâneo foi a forma encontrada para que todos pudessem celebrar sua fé”, explica o Arcebispo Militar do  Brasil, Dom Osvino José Both que vai presidir a celebração de Manuas, nesta sexta-feira (11/05).
Abaixo, a lista de algumas cidades em que haverá celebração, segundo informações da Cúria Militar.

11/5 – Manaus (AM)
14/5 – Florianópolis (SC)
17/5 – São Luís (MA)

18/5 - Rio de Janeiro (RJ)
22/5 – Salvador (BA)
23/5 – Recife (PE)
25/5 – Fortaleza (CE) e Teresina (PI)
31/5 – São Leopoldo (RS)
1/6 – Porto Alegre (RS)
6/6 – Três Corações (MG) - ESA
7/6 – Resende (RJ) - AMAN
12/6 – Marabá (PA)