ÁGATA 4

Hospital de Campanha Fluvial da FAB bate recorde de atendimentos diários em Barcelos

Publicada em: 10/05/2012 11:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Em um único dia (09/05), o Hospital de Campanha Fluvial da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou 601 atendimentos de saúde, entre consultas e exames. É um recorde diário em cinco dias de missão no distrito de Moura e na cidade de Barcelos, a mais de 400 km de Manaus. No total, 2192 atendimentos já foram realizados, além de 263 exames de raio-X, laboratório e ultrassonografia.

A farmácia do Hospital de Campanha já distribuiu 11,4 mil unidades de medicamentos, resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, com a Secretaria Municipal de Saúde de Barcelos e com laboratórios farmacêuticos. O município também está vacinando os pacientes recebidos pelo hospital.

Seis pacientes atendidos pela FAB foram internados no Hospital de Barcelos e estão sendo acompanhados por médicos do Hospital de Campanha. São quatro adultos e duas crianças, uma delas com queimaduras no rosto, pescoço e tórax, em razão de um acidente doméstico com água fervente.

A unidade de saúde da Força Aérea permanece em Barcelos até sexta-feira (11/05). A ação faz parte da Operação Ágata 4, do Ministério da Defesa, que reúne as três Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea). Todos os atendimentos foram agendados previamente pelo município, de 23 mil habitantes, que possui um hospital e três unidades básicas de saúde, mas que possui apenas um médico generalista.