EDUCAÇÃO

Presidente do BNDES ministra aula na abertura do ano letivo no ITA

Publicada em: 29/02/2012 14:52
Imprimir
Fonte: ITA

O ano letivo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) iniciou-se na segunda-feira (27/2), às 10h, no Auditório Francisco Antonio Lacaz Netto, com a tradicional aula magna. Este ano, ministrada pelo Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, a aula abordou o tema “As perspectivas da economia brasileira”.

A cerimônia de início do ano letivo contou com a presença do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; Ministro aposentado do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Sérgio Xavier Ferolla; Deputado Federal Emanuel Fernandes; Deputado Federal Carlos José de Almeida; Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann; Reitor do ITA, Professor Doutor Carlos Américo Pacheco; Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho; oficiais generais de organizações militares; representantes de órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário; representantes de empresas e convidados.

Antes de dar início a Aula Magna, foi procedida à entrega de prêmios a alunos, formandos do ano anterior e professores que se destacaram em suas atividades no ano letivo de 2011. Na sequência, o Reitor do ITA apresentou o palestrante da Aula Magna, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

“Considero sem dúvida, uma das pessoas mais identificadas com o nosso desenvolvimento, com a indústria e com a questão da inovação no Brasil. Suas palavras serão uma inspiração para nós”, acrescentou.

 O presidente do BNDES iniciou a Aula Magna falando sobre a importância do Instituto para o país. “É uma grande honra poder participar desta cerimônia e entrega de prêmios. O ITA reintegra excelência e contribuição que vem dando ao país há mais de 60 anos, não só como fonte de excelência, mas também como fonte de talentos”.

Durante a apresentação, Luciano Coutinho destacou assuntos como: O mundo e o Brasil nos próximos anos; As perspectivas do Brasil; Os gargalos e os desafios do Brasil; O grande desafio: diversificação e mudança da estrutura produtiva; As grandes oportunidades do Brasil para o ITA e o DCTA neste contexto.

No encerramento da cerimônia, Pacheco prestou uma homenagem em agradecimento ao presidente do BNDES e concluiu dizendo que as palavras do palestrante certamente serão uma contribuição essencial para a Instituição, nestes tempos de ampliação do ITA e de nossa necessária reflexão de quais rumos devemos tomar e que novos desafios devemos encarar para melhor contribuir para o Brasil.

PREMIAÇÕES

LÁUREA LACAZ NETTO
Concedida ao formando que tenha realizado o melhor Trabalho de Graduação, a Láurea Lacaz Netto foi criada em 1996, em homenagem à memória do ilustre Professor de Matemática e Reitor Francisco Antonio Lacaz Netto. O prêmio deste ano coube ao Trabalho de Graduação intitulado: “Aproveitamento de águas pluviais em instalações militares do Comando da Aeronáutica: aplicação ao caso do PAMA-GL”, de autoria da 1º Tenente Engenheira Civil-Aeronáutica Mayara Condé Rocha Murça. O trabalho foi executado sob a orientação do Professor Doutor Marcelo de Julio, da Divisão de Engenharia Civil do ITA e coorientação do Major Engenheiro Marcio Antonio da Silva Pimentel da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica.
O prêmio foi entregue pelo Diretor-Geral da Litoral Engenharia de Desenvolvimento, o iteano Aguinaldo Mendes da Silva (Turma 77, Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica).
 

LÁUREA CASIMIRO MONTENEGRO FILHO
Instituída em 2002, esta Láurea tem como objetivo incentivar e destacar os docentes do quadro efetivo do ITA, que desenvolvam e utilizem práticas e abordagens pedagógicas, com vistas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Com relação ao ano letivo de 2011, foi escolhido o Professor Doutor Fernando Toshinori Sakane (Turma 68), da Divisão de Engenharia Eletrônica, atual Vice-Reitor do ITA.
O prêmio foi entregue pelo Diretor-Presidente da Fundação Casimiro Montenegro Filho, o iteano Doutor Ricardo Corrêa de Oliveira Martins (Turma 73, Engenharia Eletrônica).

PRÊMIO ABEMI
O Prêmio da Academia Brasileira de Engenharia Militar é concedido aos alunos de melhor desempenho geral no ITA em 2011. Foram merecedores deste prêmio o 1º Tenente Engenheiro Aeronáutico Renato Rebouças de Medeiros e o Engenheiro de Computação Leonardo Ribeiro de Castro Carvalho.
O prêmio foi entregue pelo Ministro Aposentado do Superior Tribunal Militar, o iteano Tenente-Brigadeiro Sérgio Xavier Ferolla (Turma 67) e o Professor Doutor Carlos de Moura Neto. Ambos, representantes do Presidente da ABEMI.

PRÊMIO OCTÁVIO BARBOSA DA SILVA
Este prêmio, concedido pela Empresa Litoral Engenharia de Desenvolvimento, é conferido ao melhor aluno do Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica. Instituído em 1985, chamado Prêmio “Octávio Barbosa da Silva” em homenagem a esse ilustre professor do ITA. É merecedor deste prêmio a 1º Tenente Engenheira Civil-Aeronáutica Mayara Condé Rocha Murça, que recebeu o prêmio das mãos do Diretor-Geral da Litoral Engenharia, iteano Aguinaldo Mendes da Silva (Turma 77, Engenheiro de Infra-Estrutura Aeronáutica).

PRÊMIO PROFESSOR RENÉ MARIE VANDAELE
Instituído em memória do insigne Professor Vandaele, pioneiro na Divisão de Engenharia Aeronáutica, é concedido ao aluno do Curso de Engenharia Aeronáutica que tenha tido o melhor desempenho nas matérias dos Departamentos de Aerodinâmica e de Estruturas, durante os dois primeiros anos do Curso Profissional.
Neste ano, é merecedor do prêmio o aluno Luiz Soranço de Paula Sarchis, estudante do atual último ano de Engenharia Aeronáutica, representado pelos pais, que receberam o prêmio das mãos do Diretor Superintendente do Instituto Embraer Pedro Ferraz.

PRÊMIO PROFESSOR RICHARD ROBERT WALLAUSCHEK
Instituído em memória do Professor Wallauschek, eminente Professor da Divisão de Engenharia Eletrônica, é concedido ao aluno do Curso de Engenharia Eletrônica que tenha tido o melhor desempenho durante os dois primeiros anos do Curso Profissional. Neste ano, é merecedor do prêmio o aluno Diogo Bonfim Moraes Morant de Holanda, estudante do atual último ano de Engenharia Eletrônica, que recebeu o prêmio das mãos do Diretor da Integridade do Produto da Embraer Victorazzo.

PRÊMIO PROFESSOR CELSO DE RENNA E SOUZA
Este prêmio, conferido ao melhor aluno do Curso de Engenharia de Computação, homenageia o Professor Celso de Renna e Souza, em reconhecimento a seus relevantes méritos acadêmicos e pela significativa contribuição para o ensino, pesquisa, educação e ao progresso da Ciência e da Engenharia da Computação no País. Neste ano, é merecedor do prêmio o Engenheiro de Computação Leonardo Ribeiro de Castro Carvalho.
O prêmio foi entregue pelo Diretor-Geral da Omnisys Engenharia Ltda, iteano Luciano Humberto Lampi (Turma 76, Engenheiro Aeronáutico).

PRÊMIO VALE SOLUÇÕES EM ENERGIA
Este prêmio, instituído em 2009, é conferido ao melhor aluno do Curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica. Neste ano, é merecedor do prêmio o Engenheiro Mecânico-Aeronáutico Luiz Müller que recebeu o prêmio das mãos do Presidente da Vale Soluções em Energia Doutor James Pessoa.

PRÊMIO INSTITUTO DE ENGENHARIA
O prêmio é concedido ao aluno de melhor desempenho geral dentre os formandos de 2011 do ITA. Foi merecedor deste prêmio o 1º Tenente Engenheiro Aeronáutico Renato Rebouças de Medeiros que recebeu o prêmio das mãos do representante do Presidente do Instituto de Engenharia, o Pró-Reitor de Graduação do ITA Professor Doutor Alberto Adade Filho.
 

PRÊMIO DE HONRA AO MÉRITO DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO
Este prêmio, concedido pelo CREA São Paulo, é conferido aos engenheiros classificados em primeiro lugar em cada uma das modalidades de engenharia oferecidas pelo ITA. O Engenheiro Roberto Gyori, entregou os Diplomas de Honra ao Mérito aos seguintes engenheiros:
Renato Rebouças de Medeiros, 1º Ten Eng — Engenharia Aeronáutica;
Sidney Cerqueira Bispo dos Santos Filho — Engenharia Eletrônica;
Luiz Müller — Engenharia Mecânica-Aeronáutica;
Mayara Condé Rocha Murça, 1º Ten Eng — Engenharia Civil-Aeronáutica; e
Leonardo Ribeiro de Castro Carvalho — Engenharia de Computação.

PRÊMIO FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Criado por meio da Portaria Nº 467/GC3, de 27 de junho de 2008, este prêmio é concedido ao melhor aluno militar do ITA. O 1º Tenente Engenheiro Aeronáutico Renato Rebouças de Medeiros, recebeu o prêmio das mãos do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aerospacial Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann.

PRÊMIO DE HONRA AO MÉRITO DO MINISTÉRIO DA DEFESA
Criado por meio da Portaria 1343/MD, de 12 de novembro de 2004, este prêmio é concedido ao melhor aluno militar do ITA. Coube, em 2011, ao 1º Tenente Engenheiro Aeronáutico Renato Rebouças de Medeiros.
O prêmio foi entregue pelo Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antônio Raupp.

Assunto(s): , , ,