DEFESA AEROESPACIAL E
CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

O planejamento da defesa aeroespacial e do controle do espaço aéreo abrange a criação de três zonas de exclusão aérea nos locais de realização dos jogos: uma “área branca”, reservada; “amarela”, restrita; e “vermelha”, proibida. O período de ativação das áreas de exclusão dependerá do horário das partidas.O objetivo é minimizar impactos decorrentes da flutuação do equilíbrio entre capacidade e demanda, garantindo a segurança das operações, bem como a regularidade e pontualidade dos voos.
 
FAB no Controle 13/06/2014

Copa do Mundo
Saiba mais sobre o trabalho da FAB na Defesa do Espaço Aéreo e no Controle do Tráfego Aéreo durante a Copa do Mundo.
 

ÁREAS DE EXCLUSÃO

Os usuários do espaço aéreo devem respeitar as regras das áreas BRANCA, AMARELA e VERMELHA.

As aeronaves sem autorização que rumarem para a área AMARELA ou VERMELHA serão interceptadas.

PERÍODOS DE RESTRIÇÃO


ABERTURA
3h antes até 4h depois do início do jogo




1ª FASE
1h antes até 3h depois do início dos jogos




DEMAIS FASES
1h antes até 4h depois do início dos jogos




ENCERRAMENTO
3h antes até 4h depois do início do jogo


 

ATIVAÇÃO DAS ÁREAS DE EXCLUSÃO POR CIDADE-SEDE

 

DOWNLOAD

 

AÇÕES DE INTERCEPTAÇÃO

Contato com o órgão ATC na frequência em uso ou em 121.5MHz / 243.0MHz.

Ação do interceptador: Situar-se à esquerda, ligeiramente acima e a frente da aeronave interceptada e balançar as asas.

Ação da aeronave interceptada: Balançar as asas e seguir o interceptador. Não entre na área AMARELA ou VERMELHA.

FALHA DE COMUNICAÇÃO

a) ANTES DE ENTRAR NA ÁREA BRANCA:

NÃO ENTRE! Prossiga para uma alternativa fora dessa área. Acione o código transponder 7600 e execute os procedimentos de falha de comunicação rádio padrão.

b) EM VOO DENTRO DA ÁREA BRANCA:

Se seu destino estiver dentro da área AMARELA, NÃO ENTRE! Prossiga para uma alternativa fora desta área. Acione o código transponder 7600 e execute os procedimentos de falha de comunicação rádio padrão.

c) NUNCA ENTRE NA ÁREA VERMELHA!
 

SALA MASTER DE COMANDO E CONTROLE

A sala Master de Comando e Controle vai coordenar as demandas de tráfego aéreo da Copa do Mundo de 2014 para evitar impacto na rotina da aviação civil brasileira. A estrutura está organizada dentro do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade do Comando da Aeronáutica responsável pelo gerenciamento de todos os voos dentro da área de controle do espaço aéreo brasileiro, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

O papel dos 17 órgãos governamentais e entidades do setor aéreo, que vão trabalhar em esquema de plantão 24 horas até o dia 20 de julho, é concentrar informações aeronáuticas, coordenar ações e tomar decisões de maneira rápida e ágil. A atenção estará voltada para os aeroportos das cidades-sede dos jogos, aeroportos das cidades onde há centros de treinamento, movimentação de delegações e chefes de Estado. Eles também vão monitorar meteorologia, coordenação de slots e gerenciamento de pátio para o estacionamento da aviação geral, que abrange os jatos executivos.

Nos telões da sala são exibidas informações meteorológicas, situação dos pousos e decolagens, fluxo de tráfegos aéreos e situação dos pátios de estacionamento. Os profissionais têm à disposição o software SIGMA (Sistema Integrado de Gerenciamento de Movimentos Aéreos), além de programas específicos que atendem a cada instituição envolvida.