Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > INÍCIO DO PROJETO MÚSICA QUE CURA NO HACO
Início do conteúdo da página

Iniciou em março de 2024, no Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), as apresentações do “Projeto Música que Cura”, implantado pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), sendo um dos projetos do PROGRAMA QUALI SISAU 100 para o ano de 2024.

O projeto tem por objetivo a utilização da música como potencial elemento terapêutico na evolução clínica de pacientes internados ao proporcionar bem-estar, tranquilidade, acolhimento e conforto. Para a realização dessa atividade, o HACO conta com o apoio e parceria da Banda de Música da Base Aérea de Canoas (BACO). Nessa primeira apresentação o 2S SMU LUCIAN MARSILLI KROLOW tocou na flauta composições populares brasileiras e emocionou muito todos que estavam presentes.  “Para nós, músicos, é muito gratificante levar a música a um ambiente com pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade, pois sabemos do poder da música em trazer conforto, alegria e esperança a quem necessita. Hoje pude presenciar pacientes e acompanhantes emocionados, felizes e gratos pela música que escutaram e isso representa o maior reconhecimento que podemos ter. No repertório, escolhi músicas dentro do contexto de “canções brasileiras, que, com suas melodias lindas e ricas, em sutilezas, inspiram calma e tranquilidade.”. Com lágrimas nos olhos o SO Raul Fraga relatou: “Nós como pacientes ficamos muito emocionados, agradeço muito os idealizadores do projeto, pois realmente a música tocou o meu coração neste momento de tamanha vulnerabilidade”.
O 2T ENF Norberto de Souza Cimirro, que faz parte da equipe da internação, como também é membro da Comissão de Humanização,prestou seu depoimento sobre o projeto: “A banda da BACO merece todo o reconhecimento e agradecimento por trazer sua música maravilhosa à Unidade de Pacientes Internados (UPI) do HACO. O impacto positivo que vocês tiveram nos pacientes foi imensurável, criando lembranças que certamente ficarão para sempre em seus corações”.

 

 

Fim do conteúdo da página