Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > MILITARES DO HABE SÃO ACIONADOS PARA PRESTAR APOIO EM EVACUAÇÃO AEROMÉDICA
Início do conteúdo da página

A vítima estava em estado grave a bordo de um navio que se encontrava próximo de Belém (PA)

Na tarde desta quinta-feira (22/02), militares da Equipe de Saúde do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) foram acionados pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (SALVAERO-AZ) para atender um chamado de emergência no navio MV Silver Nova, de bandeira das Ilhas Bahamas.

A vítima era um tripulante filipino, que estava em estado grave, e recebeu os primeiros socorros pela própria equipe médica a bordo. A embarcação fazia a travessia no Oceano Atlântico e estava aproximadamente a 138 milhas náuticas (255 km) da cidade de Belém-PA.

A Evacuação Aeromédica (EVAM) foi realizada pela aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAv) – Esquadrão Falcão, que se deslocou da Base Aérea de Natal (BANT) para a Base Aérea de Belém (BABE), a fim de realizar o transporte do tripulante que sofreu o acidente na sala de máquinas do navio.

Durante o transporte aéreo, que durou cerca de 45 min, o Primeiro-Tenente Médico Samuel Ximenes Feijão e o Suboficial especializado em Serviços de Enfermagem Zedson Alves da Rocha foram responsáveis pelo suporte ventilatório e por manter o paciente estável até o momento do desembarque, que também aconteceu na BABE. Após o pouso, o paciente foi entregue aos cuidados de uma unidade de terapia intensiva móvel, que o deslocou para um hospital particular da capital paraense.

“Participar desse tipo de missão e manter a vítima viva foi muito importante para nós, que estamos sempre em prontidão onde o país precisar”, declarou o Tenente Médico Ximenes, que em pronta resposta, participou pela primeira vez de missão de EVAM. “Pudemos praticar os conhecimentos obtidos nos treinamentos que nos capacitam para esse tipo de atendimento”, completou.

Fonte: SCS HABE, por Ten Rafaela.

Fim do conteúdo da página