Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ao todo, 389 graduados se formaram na Escola de Especialistas de Aeronáutica

A formatura é o encerramento de um ciclo, o ponto de chegada que será a largada para novos destinos e, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), também conhecida como o “berço dos especialistas”, localizada em Guaratinguetá (SP), este momento é digno de comemoração com requinte, banda, desfile militar e a presença de autoridades da Força Aérea Brasileira. É um momento único na vida dos formandos que servirão à FAB, a partir de então, em diversas localidades do País e com diferentes especialidades, e o momento também merece uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça, que se deslocou de Pirassununga, interior de São Paulo, para prestigiar os irmãos de farda.

A turma Gripen, do Esquadrão Branco, com seus 237 formandos do Curso de Formação de Sargentos (CFS), juntamente com os 152 militares da 32ª turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – turma Millennium, do Esquadrão Prata, pôde assistir à uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça homenageando-os, na manhã desta segunda-feira, 20 de junho de 2022, no berço dos especialistas.

A ocasião também foi um marco para o Tenente Aviador André Mayer Fontoura, piloto número 2 da Esquadrilha da Fumaça, que realizou sua primeira demonstração com público após a conclusão do curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea – PODA. “Em certo momento do voo pensei o quão emocionante estava sendo aquilo para mim, voando e coroando junto com a Fumaça a formatura dos novos sargentos da Aeronáutica. Muito emocionante!”, afirma o Tenente Fontoura.

Para o Tenente-Coronel Especialista em Aviões Fábio José de Souza Rocha Tavares, não foi diferente. Há 25 anos ele ingressou na EEAR formando-se sargento dois anos depois e, após anos dedicando-se aos estudos, se formou oficial da FAB chegando ao atual posto em abril de 2022. “Foi um prazer ter voltado na Escola de Especialista e ministrar uma palestra para os estudantes e passar a eles a vivência tanto do sargento como do oficial já estando quase no último posto. Falar para eles o que representa a Fumaça para a Força Aérea e também para o Brasil, explicando que, se eles almejam estar em um esquadrão de elite mais pra frente, como é a Fumaça, a trajetória começa aqui e agora. Toda a vida pregressa será consultada, qualidade de serviço, índole, vida social. Pude falar sobre a Fumaça, Força Aérea, carreira militar, profissionalismo, perseverança, humildade e busca no que querem alcançar, que é o sucesso na carreira”, pontua.

O CFS é ministrado em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos, tendo como finalidade formar sargentos especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. Com a turma Gripen, 237  militares se formaram. O nome Gripen foi escolhido em homenagem a mais nova aeronave de caça da FAB, pois, no mesmo ano em que a aeronave passou a integrar a Força, o Esquadrão Branco, por sua vez, começou sua jornada na EEAR.

Já o EAGS teve um ano de duração e formaram-se 152 militares, que deverão atuar nas áreas de administração, eletrônica, eletricidade, música, entre outros diversos setores. O nome Millennium surgiu em homenagem ao KC-390, uma das aeronaves mais tecnológicas do mundo, responsável pela realização de missões de ajuda humanitária, como no transporte de veículos, equipamentos e medicamentos, sendo muito usada durante a pandemia.

Escolada de Especialistas de Aeronáutica

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, todos os estabelecimentos, instalações, órgãos e serviços referentes à atividade de Aviação no Brasil, até então subordinados aos Ministérios da Guerra, da Marinha e da Viação e Obras Públicas, passaram a pertencer ao novo Ministério, com a transferência imediata do pessoal e material.

Em 04 de março de 1941, foram baixadas instruções sobre a formação dos sargentos especialistas para a Aeronáutica, a qual seria feita, inicialmente, em uma única escola, que deveria funcionar na ex-Escola de Aviação Naval, na cidade do Rio de Janeiro. Assim, a Escola de Aviação Naval e a Escola de Aviação Militar foram extintas e criada, em 25 de março de 1941, a Escola de Especialistas de Aeronáutica, sediada na Ponta do Galeão, Ilha do Governador - RJ.

Em decorrência das dificuldades surgidas com a II Guerra Mundial, agravadas pela entrada do Brasil no conflito, e com o crescimento da Força Aérea, verificou-se a necessidade de incrementar a formação de técnicos, em número suficiente para atender à demanda crescente.

Como solução imediata, muitos militares e civis foram enviados aos Estados Unidos para que, através de cursos, pudessem satisfazer às necessidades mais prementes da FAB.

Esta solução, contudo, começou a sofrer restrições por ser muito onerosa. Após novos estudos, decidiu-se por contratar a "Organização John Paul Ridle Aviation Tecnical School", a qual instalou no Brasil, na cidade de São Paulo, uma Escola Técnica de Aviação - ETAv, com todo o acervo, incluindo técnicos, professores e administradores. A ETAv passou a complementar a formação de especialistas, suprindo as carências então verificadas.

Com o término das hostilidades, embora a necessidade de técnicos para manter as diversas unidades criadas ainda fosse grande, houve certa estabilização na formação de pessoal. Verificou-se, então, que já não era necessário existirem duas escolas com a mesma finalidade e que, consequentemente, estava havendo dispersão de meios.

Como solução, houve a fusão das duas Escolas, nascendo em 1950, com sede em Guaratinguetá - SP, a atual Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR, instalada em terras da antiga Escola Prática de Agricultura e Pecuária, doadas ao Ministério da Aeronáutica em 05 de maio de 1950.

Para mais informações e como ingressar na Escola de Especialistas de Aeronáutica acesse ingresso.eear.aer.mil.br

Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Sargento Marchetti e Soldado Eliabe
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Hoje foi dia de muita emoção no EDA - Esquadrão de Demonstração Aérea, pois foram anunciados os dois novos aviadores que farão parte do Esquadrão mais popular da Força Aérea Brasileira, a Esquadrilha da Fumaça.

Por volta das 10h, na Academia da Força Aérea (AFA), o Capitão Aviador João Bernardo Costa Neves, decolou para um voo de instrução do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA) e não esperava que fosse ser interceptado por dois A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça. “Eu estava na expectativa por ter colocado meu nome para ser da Fumaça, mas não sabia que tinha sido aprovado e que seria interceptado hoje. Foi muita emoção”, vibrou o aviador.

Ao mesmo tempo, o Capitão Aviador Filipe Pereira Santos, instrutor do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5ºGAV), mais conhecido como Esquadrão Joker, localizado em  Parnamirim – RN, recebeu um vídeo surpresa de seus irmãos de farda da Esquadrilha da Fumaça sendo anunciado como o mais novo integrante dos fumaceiros.

Para  o Capitão Pereira, “Foi uma enorme surpresa e alegria receber a notícia de que farei parte do seleto time da Esquadrilha da Fumaça. Entre tantos pilotos de altíssimo nível que participaram do processo seletivo, fico muito honrado por ter sido escolhido para que, em breve, possa representar o EDA e a Força Aérea Brasileira. Agradeço àqueles que depositaram sua confiança no meu trabalho, seguro de que continuarei entregando sempre o meu melhor para elevar cada vez mais alto o nome do Brasil. Fumaça… Já!”, bradou.

Ambos os pilotos chegarão em breve no hangar da Fumaça e terão de realizar o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA), que tem duração de até seis meses, para que possam aprender os conceitos de acrobacias a baixa altura e da doutrina do voo no EDA. Após este período, no qual deverão cumprir em torno de 80 missões, ambos estarão aptos para se apresentarem com a Fumaça em demonstrações no Brasil e no exterior.

“É prazeroso poder acompanhar de perto esses momentos. Já estive em uma situação parecida e sei da emoção que é ser escolhido para fazer parte da Esquadrilha da Fumaça. Desejo que ambos possam aproveitar ao máximo este momento e que possam levar a bandeira do Brasil na cauda dos aviões de Norte a Sul do País junto com os demais integrantes”, comenta o Tenente Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, Comandante do Esquadrão.

Após concluir o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea, o aviador fez seu primeiro treino de demonstrações sem instrutor

Uma conquista, independente da grandeza, sempre deve ser celebrada. Afinal de contas, para ser alcançada, muito empenho e dedicação foram colocados naquele objetivo e, para o Tenente Aviador André Mayer Fontoura, não foi diferente. Neste início de junho de 2022, o piloto concluiu o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA), pela Esquadrilha da Fumaça, e está apto a realizar demonstrações pelo Brasil afora e até mesmo no exterior. 

Após ter sido interceptado em dezembro de 2021, pelos aviões da Fumaça, enquanto fazia um voo como instrutor do 1º EIA – Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea -, na Academia da Força Aérea (AFA), teve de cumprir 80 missões de treinamento, sempre com um instrutor na aeronave, com o objetivo de aprender os conceitos de acrobacias a baixa altura e da doutrina do voo no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). 

 

“Os voos de instrução são gradativos, a princípio, foram 20 missões para a adaptação à técnica de voo de dorso, depois são 50 missões relativas ao voo dedicado à posição a qual o piloto vai ocupar na formação da Esquadrilha, no caso do Tenente Fontoura, a posição #2. A progressão se estende também para o número de aviões: os primeiros voos são com dois aviões, depois voa com o quatrilho, em seguida seis e por último sete aviões”, afirma o Capitão Aviador Rafael Magri Grothe, piloto número #2 e um dos instrutores do curso PODA do Tenente Fontoura. 

Com mais de 1.700 horas de voo, o piloto de caça formado pelo Esquadrão Joker, teve de se especializar na manobra que leva a identidade da Esquadrilha da Fumaça, o voo de dorso. “Voar de ponta cabeça não é uma tarefa fácil. Na AFA a gente faz voos de dorso, mas não se compara com o que temos de fazer na Fumaça. É muito específico, tem de reaprender do zero, mesmo com experiência. Tem de aprender a fazer curva e o próprio desconforto do voo invertido é um desafio”, afirma Fontoura. 

E, para o primeiro voo solo do piloto em um treinamento oficial, sem instrutor a bordo, como Ala Direita da Esquadrilha da Fumaça – piloto #2, voando com os sete aviões e realizando todas as acrobacias pertinentes a sua posição em uma demonstração, a recepção tem de ser calorosa, como de costume.  

O Esquadrão todo à frente da “casa de pista” do hangar, amigos e familiares para ver a saída e, principalmente, a chegada do mais novo integrante formado para receber o cobiçado cachecol de piloto da Esquadrilha da Fumaça e, não menos importante, o tão esperado banho que batiza o integrante.      

    

“É muita emoção, é a adrenalina que a gente guarda para este momento, pois, durante o voo solo a gente se concentra bastante e não deixa a adrenalina tomar conta, mas quando a gente pousa os aviões, solta a fumaça em solo e corta os motores, é hora de curtir o momento. Graças a Deus formado e pronto para cumprir as missões”, conclui o fumaceiro recém-formado. 

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

 

Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Foto: Matheus Sciamana
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Em Catanduva será em comemoração aos 104 anos da cidade e, em Franca, por conta do 1º AeroFranca

                                                                                                                      

 A Esquadrilha da Fumaça fará duas apresentações no interior de São Paulo, encerrando a agenda do mês de maio. A primeira será em Catanduva, no sábado (28), às 15h30, e o ponto de concentração será na rua Martinópolis, entre a Rodovia Washington Luís e o Aeroclube.  No dia seguinte, a demonstração aérea será em Franca, a partir das 16h, no Aeroporto da cidade.

As duas cidades receberão a equipe de demonstração da Força Aérea Brasileira logo após a Fumaça ter completado 70 anos, no dia 14 de maio. Catanduva já recebeu a Esquadrilha nove vezes, a primeira foi em 1992 e retorna 12 anos após sua última visita, para comemorar os 104 anos da cidade. Já em Franca, os sete aviões estiveram por lá em cinco ocasiões, a última foi em 2009 e, agora em 2022, estará presente no 1º AeroFranca, evento voltado a demonstrações aéreas.

“Estamos ansiosos para essas duas demonstrações. As apresentações no interior de São Paulo são sempre muito calorosas, o público vibra bastante e, poder fazer parte das comemorações do aniversário de Catanduva é um privilégio. Em Franca, como o voo será no aeroporto da cidade, por conta do evento de demonstrações aéreas, vamos pousar os aviões e ter contato direto com o público e isso é sempre muito bacana”, afirma o Capitão Aviador Ícaro Bontempo Furtado, piloto número #5, ala esquerda externa da Esquadrilha da Fumaça.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

 

Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Foto: Aspirante Rogério
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

   Sábado, 14 de maio, a partir das 14h30, no canal do Youtube da Esquadrilha da Fumaça

      

A Esquadrilha da Fumaça realizará no sábado, 14 de maio, a partir das 14h30, a live Fumaça 70, em comemoração ao septuagenário do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, direto da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O evento será no dia do aniversário da Esquadrilha que, em 14 de maio de 1952, realizou sua primeira demonstração oficial. 

70 anos de história - Utilizando as aeronaves North American T-6, a Esquadrilha da Fumaça originou-se da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de "Esquadrilha da Fumaça". A primeira escrita foi a sigla "FAB", nos céus da praia de Copacabana

Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões com distintivo e pintura próprios. Assim, a Esquadrilha da Fumaça foi aumentando o número de manobras e se popularizando cada vez mais no Brasil e no exterior, até que em 1963 foi transformada em "Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira", única no mundo a se apresentar com aviões convencionais, até 1969, ano em que recebeu sete jatos Super Fouga Magister (T-24). Por limitações técnicas, os T-24 operaram até 1972 e, como não haviam abandonado o velho T-6, continuaram as apresentações até que, em 1976, após 1.272 demonstrações, o então Ministério da Aeronáutica resolveu não utilizar mais a aeronave. A partir daquela data, a Fumaça cessou suas atividades por um breve período.

Alguns anos mais tarde, já na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, houve a reativação da Fumaça com o T-25 Universal – o famoso “Cometa Branco”.

Em 8 de dezembro de 1983, foram adquiridos os EMB-312 Tucano – famosos T-27, da EMBRAER, aeronave utilizada até março de 2013, ano em que se iniciou a implantação dos A-29 Super Tucanos, com a bandeira do Brasil na cauda dos aviões utilizados até então nas demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça.

Live Fumaça 70 – A transmissão ao vivo da demonstração acontecerá direto da Academia da Força Aérea. Por ser um voo transmitido pelo canal da equipe no Youtube, os portões da AFA não estarão abertos para o público assistir presencialmente.

Na ocasião, o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, piloto número 5 – Ala Esquerda Externa – o Capitão Aviador Vinícius Moreno, piloto número 6 – Ala Direita Externa e o locutor de eventos aéreos Vadico farão a locução e todo o direcionamento da live que terá, ainda, acrobacias de aviões civis e participações especiais de personalidades que já voaram com a Fumaça.

A live terá duração de, aproximadamente, 1h30 e será transmitida pelo canal de Youtube da Esquadrilha da Fumaça www.youtube.com/esquadrilhadafumaca.

Serviço:
Live Fumaça 70
14 de maio de 2022 – às 14h30
Youtube: www.youtube.com/esquadrilhadafumaca

 

Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Santa Rosa (RS), Balneário Camboriú (SC) e Ponta Grossa (PR) prestigiaram o show do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira

Em sua segunda passagem pelo Sul do País em 2022, a Esquadrilha da Fumaça se apresentou em três Estados diferentes com sucesso de público – cerca de 140 mil pessoas se deslocaram até os três pontos para prestigiar os sete aviões rabiscando os céus com suas tradicionais fumaças. As cidades de Santa Rosa (RS), Balneário Camboriú (SC) e Ponta Grossa (PR), consecutivamente, receberam o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira no último fim de semana – de 06 a 08 de maio.

Em Santa Rosa, a apresentação aconteceu durante a Fenasoja, tradicional feira agrícola da cidade, com cerca de 20 mil pessoas assistindo à demonstração no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. Para esta demonstração, a organização da feira abriu os portões das 14h às 16h, para o público ter acesso sem custo ao local da apresentação.

 No dia seguinte, a praia de Balneário Camboriú teve a faixa de areia tomada pelas pessoas que se deslocaram para assistir à demonstração. Segundo a organização, em torno de 100 mil pessoas estiveram presentes. E em Ponta Grossa, o Jockey Clube recebeu mais de 20 mil pessoas das mais variadas faixas etárias.

“Essas três apresentações foram espetaculares, cada uma com sua singularidade, ficamos muito felizes em apresentar a Esquadrilha da Fumaça ao público que esteve presente e pode acompanhar cada manobra”, afirma o Major Aviador Alfonso Bittencourt Filho, piloto número quatro da Esquadrilha da Fumaça e chefe da Seção de Comunicação Social do Esquadrão.

As solicitações para as demonstrações nas cidades podem ser feitas por qualquer cidadão, seja ele representante ou não de uma instituição pública ou privada.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Aspirante Rogério / Flavio Tin

Serviço:
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página