Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Esquadrilha da Fumaça, equipe de demonstração da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Itirapina (SP), neste sábado – 02/03 -, às 15h30, no Parque Jardim Europa, para realizar a primeira apresentação do ano em alusão aos 89 anos da cidade. No dia seguinte, 03/03, às 10h, será a vez da cidade de Pedreira, também no interior paulista, receber os sete aviões A-29 Super Tucano da Esquadrilha no Morro do Cristo.

A primeira vez em que a Esquadrilha da Fumaça esteve em Pedreira foi em 2006. Há época, eram utilizadas as aeronaves T-27, que foram substituídos pelos atuais A-29 Super Tucano, implantados em 2013. Ou seja, será a primeira vez que a população de Pedreira poderá acompanhar uma apresentação com os mesmos aviões que fazem a proteção das fronteiras do nosso país.

Já em Itirapina, a última vez em que a equipe esteve na cidade foi em 2019 e, cinco anos depois, retorna para participar das festividades do aniversário do município.

“Será um prazer participar das festividades em comemoração aos 89 anos da cidade de Itirapina, assim como realizar uma demonstração pela primeira vez com os A-29 Super Tucano em Pedreira. Em comparação com as aeronaves anteriores, foram feitas algumas alterações na apresentação e hoje podemos fazer algo mais moderno e arrojado. O Super Tucano é um caça de ataque leve, utilizado para a defesa de nossas fronteiras contra a entrada de ilícitos e aeronaves não autorizadas, a única diferença é que o nosso está com as cores da bandeira do Brasil e dispensa fumaça pelo escapamento, o que proporciona uma melhor visualização das manobras e, o Super Tucano que faz a defesa do espaço aéreo é camuflado e possui armamento bélico”, afirma o Capitão Aviador Felipe Kawka.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Fim do conteúdo da página