Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Demonstração será em alusão ao aniversário da cidade e marca o retorno do Tenente-Coronel Nunes à Esquadrilha

 

A cidade de Cosmópolis, no interior do estado de São Paulo, receberá a Esquadrilha da Fumaça neste domingo (26), às 11h, na Praça do Coreto, em comemoração aos 79 anos do município.

A última vez em que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, esteve na cidade, foi em 1989, com os aviões T-27 Tucano – 34 depois, a Esquadrilha retorna com os A-29 Super Tucano e um perfil mais moderno de demonstração aérea.

Os atuais aviões utilizados para a demonstração aérea são os mesmos que fazem a defesa das fronteiras Norte e Noroeste do País. A diferença é que as aeronaves da Esquadrilha são pintadas com as cores da bandeira do Brasil e dispensam fumaça pelo escapamento direito, e os aviões que fazem a defesa do espaço aéreo são camuflados e carregam armamento bélico.

A apresentação também será a estreia do Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa Nunes como líder da Esquadrilha. O piloto que já teve passagem pelo Esquadrão, retornou neste fim de ano para se readaptar ao voo, liderar e assumir o Comando do Esquadrão no dia 11 de dezembro.

“Será um grande prazer poder participar das comemorações de Cosmópolis. Estaremos com as sete aeronaves A-29 Super Tucano realizando a demonstração aérea para todos que estiverem presentes na Praça do Coreto. Teremos mais uma oportunidade de representar a nossa Força Aérea Brasileira e mostrar a capacidade dos aviões produzidos no Brasil, além de ser um privilégio para mim, que retorno ao Esquadrão e farei minha primeira demonstração como líder”, afirma o Tenente-Coronel Nunes.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Instagram, Twitter,Youtube, Facebook e Flickr.

Texto: Tenente JOR Rogério Sousa
Revisão: Capitão Av André Nery Bezerra
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236

 

Fim do conteúdo da página