Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica é uma das atribuições do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Seguindo essa premissa, foram abertas as portas do auditório localizado no hangar do Esquadrão, para que a equipe de facilitadores de CRM – Corporate Resource Management – da GOL Linhas Aéreas pudesse realizar o treinamento voltado à segurança operacional aos militares.

Foram dois dias de treinamento em que foram abordados diversos fatores que podem contribuir para a segurança operacional. De situações básicas do dia a dia como, por exemplo, ter um boa noite de sono, se antecipar com pequenas tarefas do lar que possam gerar um trabalho maior quando acumulado, até total atenção à atividade fim, seja um para o piloto ou qualquer colaborador classificado como ARSO – Atividade de Risco à Segurança Operacional.

O treinamento ministrado pela Academia de Águias da GOL, uma espécie de faculdade corporativa idealizada em 2021 com intuito de disseminar a cultura organizacional da empresa, é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). De acordo com Rick Albert Martin, um dos pilotos da GOL, especialista em segurança operacional e um dos ministradores do CRM, “o treinamento já é realizado obrigatoriamente pela companhia há muitos anos, porém, com a criação da Academia de Águias ele foi melhorado para que pudesse ser disseminado da melhor maneira possível aos colaboradores. Toda companhia aérea deve ter o CRM em prática!”, pontua.

Alguns pilotos da Esquadrilha da Fumaça foram convidados a participar do curso na sede da GOL, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Foi então que surgiu a oportunidade de oferecer a todos os militares do Esquadrão. “Participei do CRM da GOL e, em conversa com o Comandante do Esquadrão, administramos internamente para viabilizar o treinamento em sede para todos. Qualquer sementinha que pudermos plantar a respeito de segurança operacional a todos os nossos militares, é de grande valia. Mitigar fatores que possam trazer risco à nossa atividade é um bem intangível”, avalia o Capitão Aviador Vitor Kawka.

De maneira leve, com exemplos simples, aulas teóricas e dinâmicas em grupo, todos são levados a raciocinar sobre questões que possam levar ao melhor desempenho sem colocar em risco a atividade fim da companhia, que é operar cerca de 700 voos por dia. Neste caso, adaptando essa dinâmica para fazer o militar associar esses conceitos à rotina da Esquadrilha da Fumaça.

Para Amanda Araújo, que está há 17 anos na companhia e atua como instrutora do treinamento, o CRM não serve apenas para a empresa, mas também para a vida pessoal. “Fortalecer a cultura de segurança não só para as operações de voo, mas também para o dia a dia de todos que participam do treinamento”.

Ao todo são trabalhados 16 conceitos relacionados ao fator humano que podem ser aplicados na aviação, mas também na vida particular. Entre todos os conceitos não é possível elencar o mais importante, mas a comunicação é um dos principais pilares falados durante o treinamento. Um ruído na comunicação pode causar sérios problemas, inclusive de relacionamento interpessoal. Ao longo do treinamento foram citados vários exemplos e reflexões foram feitas em cima de cada situação para que pudessem ser explanadas nas diversas formas. O uso das plataformas digitais, por exemplo, como em mensagens de texto que podem chegar com uma conotação errada e isso gerar um mal-entendido entre as partes. Também são trabalhados os monitoramentos de conflitos, ameaças que podem surgir de fatores externos, erros, violações e processos que levam à tomada de decisão.

“A gente costuma dizer que é imensurável quantas vidas o CRM já salvou. A cada operação que dá certo, que o voo sai e retorna com segurança, significa que o CRM foi bem aplicado. A gente consegue mensurar de outra forma: 85% dos acidentes tem o fator humano como agente principal. Hoje, a GOL tem em torno de 700 operações diárias e isso tudo acontece com segurança porque tem reflexo do CRM”, afirma Martin.

Texto: Tenente JOR Rogério Sousa
Foto: Sargento André Rodrigues
Revisão: Capitão Av Ícaro BontempoFurtado
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236

Fim do conteúdo da página