Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Esquadrilha da Fumaça, equipe de demonstração da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Pedreira - interior de São Paulo - nesta terça-feira (31), se apresentando às 15h30, no Morro do Cristo. A demonstração aérea faz parte das comemorações dos 127 anos do município.

A primeira vez em que a Esquadrilha da Fumaça esteve em Pedreira foi em 2006. Há época, eram utilizados pela Esquadrilha os antigos T-27, que foram substituídos pelas atuais aeronaves A-29 Super Tucano, implantadas em 2013. Ou seja, será a primeira vez que a população de Pedreira poderá acompanhar uma apresentação com os mesmos aviões que fazem a proteção das fronteiras do nosso país.

“Será um prazer participar das festividades em comemoração aos 127 anos da cidade de Pedreira, assim como fazer parte desta primeira demonstração com os A-29 Super Tucano no município. Em comparação com as aeronaves anteriores, foram feitas algumas alterações na apresentação e hoje podemos fazer algo mais moderno e arrojado. O Super Tucano é um caça de ataque leve, utilizado para a defesa de nossas fronteiras contra a entrada de ilícitos e aeronaves não autorizadas, a única diferença é que o nosso está com as cores da bandeira do Brasil e dispensa fumaça pelo escapamento, o que proporciona uma melhor visualização das manobras e, o Super Tucano que faz a defesa do espaço aéreo é camuflado e possui armamento bélico”, afirma o Capitão Aviador Felipe Kawka.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Tenente JOR Rogério Sousa
Revisão: Major Aviador Alfonso BITTENCOURT Filho
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Fim do conteúdo da página