Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Força Aérea Brasileira (FAB) estará presente em três cidades e dois estados diferentes neste fim de semana. Representada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, as sete aeronaves A-29 Super Tucano farão demonstrações aéreas na cidade de Paracatu (MG), nesta sexta-feira (20), às 16h, no estacionamento da faculdade UniAtenas. No sábado, a Esquadrilha estará em Abadiânia (GO), com apresentação marcada para às 16h, em frente à Prefeitura. No domingo (22), será em Goiânia, às 10h, na Praça do Trabalhador.

Nas três cidades em que as demonstrações aéreas ocorrerão, será a primeira vez que a Esquadrilha Fumaça se apresentará com os A-29 Super Tucano, aeronave implantada no EDA desde 2013. A última vez em que a Fumaça esteve em Paracatu foi em 2010. Já Abadiânia, os receberá pela primeira vez em seu município e Goiânia recebeu a Esquadrilha pela ultima vez há 26 anos.

As demonstrações da Esquadrilha da Fumaça participarão das festividades em alusão aos aniversários das cidades: Paracatu completa 225 anos, Abadiânia comemora 70 anos de fundação e, a capital do estado de Goiás - Goiânia comemora 90 anos de idade.

“Muito gratificante representar a Força Aérea Brasileira com a Esquadrilha da Fumaça em cidades que há muito tempo não recebia uma demonstração, ou até mesmo sendo a primeira vez que nos recebe. O A-29 Super Tucano está na Esquadrilha da Fumaça há 10 anos e ainda há muitas cidades que não tivemos a oportunidade de voltar a realizar demonstrações com os atuais modelos”, afirma o Capitão Aviador Vinícius MORENO.    

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Fim do conteúdo da página