Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Rio Grande do Sul e Santa Catarina receberão os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) de 11 a 15 de outubro

A Esquadrilha da Fumaça passará por cinco cidades e dois estados brasileiros a partir desta quarta-feira (11), quando realizará a primeira demonstração em Bento Gonçalves, às 16h, no Fundaparque. No dia seguinte, a Esquadrilha estará em Canoas participando da Expoaer, na Base Aérea de Canoas, às 15h30. Na sexta-feira (13), às 16h, terá demonstração no aeroporto de Ijuí e, no sábado (14), encerra o ciclo no estado do Rio Grande do Sul na cidade de Santa Maria, às 16h30, na Base Aérea. No domingo, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) se apresenta em Florianópolis (SC), na Base Aérea, às 15h10.

Serão cinco demonstrações em dois estados do Sul do País. Os bento-gonçalvenses assistiram a uma performance da Esquadrilha da Fumaça pela última vez em 2017, assim como os santa-marienses e, seis anos depois receberão os aviadores e sua equipe de apoio novamente. Em Canoas, a última apresentação foi em 2016. Já o município de Ijuí, teve a oportunidade de prestigiar as acrobacias dos aviões da FAB em 1990 e, 33 anos depois o Esquadrão retorna à cidade com os aviões A-29 Super Tucano, com um perfil de apresentação mais moderno e arrojado. Há época, a demonstração aérea ocorreu com os T-27 Tucano, não mais utilizado pela Esquadrilha da Fumaça. Os florianopolitanos puderam acompanhar a uma demonstração da Fumaça em 2022, e este ano poderão assisti-la novamente.

“Demonstrações no Sul do País, seja nas Bases Aéreas da FAB ou em outros locais definidos para receber a Esquadrilha, são sempre muito prazerosas. Assim como toda a população brasileira, tanto os gaúchos quanto os cidadãos de Florianópolis sempre nos recebem muito bem e apreciam o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira. Temos muito orgulho de representar a nossa Força Aérea para esse povo que tanto nos apoia”, disse que Major Aviador Alfonso BITTENCOURT, um dos pilotos da Esquadrilha.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Tenente JOR Rogério Sousa
Revisão: Capitão Aviador André Nery BEZERRA
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Fim do conteúdo da página