A Força Aérea Brasileira presta homenagem a todos os integrantes da Aviação de Transporte.
Fruto da capacitação tecnológica, o KC-390 Millennium significa um salto operacional para as Forças Armadas e um avanço para a indústria aeronáutica brasileira. A primeira aeronave multimissão KC-390 Millennium foi recebida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em setembro de 2019 e a segunda unidade, em dezembro do mesmo ano. O avião, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus, deve se tornar a espinha dorsal da Aviação de Transporte da FAB nos próximos anos. Ao todo, 28 unidades foram encomendadas.
A aeronave conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer.
A incorporação do KC-390 Millennium na FAB é um divisor de águas para a Aviação de Transporte, uma vez que sua versatilidade operacional traz um salto nunca visto no setor aeronáutico de Defesa. O jato militar foi desenvolvido com a participação da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) – unidade ligada à FAB, a partir das demandas operacionais. O objetivo é reunir em um só avião a capacidade de atender inúmeras missões, como Assalto Aeroterrestre, Busca e Salvamento, Evacuação Aeromédica, Exfiltração Aérea, Infiltração Aérea, Reabastecimento em Voo, Transporte Aéreo Logístico e Combate a Incêndio em Voo, entre outras.
Um trabalho feito em conjunto com engenheiros da Embraer possibilitou chegar às dimensões da plataforma criada para o KC-390 Millennium. Uma aeronave de asa alta, de grandes proporções, com motores a jato, capaz de pousar em pistas não pavimentadas e não preparadas, além de contar com tecnologia de ponta empregada em diversas áreas. Entre as inovações, o jato pode ser reabastecido e reabastecer em voo.
Na configuração do cockpit, são cinco displays touchscreen, com telas que facilitam a navegação do piloto e a mudança de comandos com apenas um toque. A aviônica foi desenvolvida pela empresa norte-americana Rockwell Collins.
A aeronave multimissão da FAB conta com o sistema de comando de voo eletrônico fly-by-wire que proporciona maior eficiência para pilotagem. O uso dos controles eletrônicos vai mensurar o comportamento do avião durante a missão, que responde a essa dinâmica e repassa as informações ao piloto.
Ao todo, são 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na Força Aérea Brasileira. Atualmente, a Aviação é equipada com a aeronave KC-390 Millennium e também com os modelos C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, U-55 Learjet e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).
Os Esquadrões podem cumprir as seguintes Ações de Força Aérea e Complementares, geralmente relacionadas com a Tarefa de Sustentação ao Combate:
• Assalto Aeroterrestre
• Busca e Salvamento
• Evacuação Aeromédica
• Exfiltração Aérea
• Infiltração Aérea
• Reabastecimento em Voo
• Transporte Aéreo Logístico
• Combate a Incêndio em Voo
Transporte Aéreo Logístico
Em se tratando de Transporte Aéreo Logístico, a Aviação de Transporte já participou de diversas missões reais. A mais recente é a Operação COVID-19, uma ação interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.
Operação COVID-19
Em quase três meses de operação, empregou vetores diferentes, entre eles o KC-390 Millennium, o C-130 Hércules, o C-105 Amazonas, o C-99, o VC-99, o C-97 Brasília, o C-95 Bandeirante, o C-98 Caravan e o U-100 Phenom, totalizando 750 horas de voo. Foram transportados aproximadamente 350 mil quilos de equipamentos e passageiros, no Brasil e no exterior, entre eles: moldes para confecção de máscaras, respiradores, vacinas contra a Influenza H1N1, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Testes Rápidos de COVID-19, camas e macas hospitalares, álcool em gel, cápsula de isolamento, cilindros de oxigênio, equipamentos e pessoal para descontaminação, gêneros alimentícios para comunidade indígena, entre outros itens.
Durante a Operação COVID-19, a FAB empregou duas aeronaves C-130 Hércules, operadas pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, para resgatar brasileiros que estavam em Cuzco, no Peru.
A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (MD). As aeronaves decolaram do Rio de Janeiro (RJ) e de Belém (PA) com destino a Porto Velho (RO), onde foram adaptadas para receber os passageiros que estavam em Cuzco impedidos de voltar ao país devido a pandemia.
Confira aqui a pronta-resposta da FAB em apoio à Operação COVID-19, com as aeronaves da FAB deslocadas de diversas regiões do país.
Histórico - A data 12 de junho celebra a Aviação de Transporte da FAB em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Neste dia, em 1931, os Tenentes Nelson Freire Lavenére Wanderley e Casimiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história. A bordo de um Curtiss Fledgling K-263, saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com duas cartas até São Paulo (SP).
Parte 1 O FAB TV apresenta a saga do Correio Aéreo Nacional, o CAN. O programa convida você para embarcar na aventura que desbrava os caminhos mais desafiantes do Brasil, lutando pela integração nacional e pela inclusão social de todos os brasileiros.
Parte 2 Nesse outro vídeo, você vai assistir aos depoimentos dos pioneiros e os momentos mais desafiantes que eles passaram ao desbravarem o território brasileiro.
Passe o mouse sobre as bolachas dos Esquadrões para visualizar algumas informações.
Veja a localização dos Esquadrões no Brasil.
Conheça as aeronaves de transporte.
Lançar! Suprir! Resgatar! Lançar! Suprir! Resgatar! Aviação de Transporte de Tropa Teu destino é voar e lutar Junto ao paraquedista teu irmão Pela pátria a vitória alcançar. Tuas asas conduzem mais longe As cores tão vivas de tua bandeira Com as forças de ar, terra e mar Levar a glória à Nação Brasileira. Lançar! Suprir! Resgatar! Brado de vibração Lançar! Suprir! Resgatar! Nossa sagrada missão.