Homenagem


A Força Aérea Brasileira presta homenagem a todos os integrantes da Aviação de Transporte.


KC-390: O futuro da Aviação de Transporte


Fruto da capacitação tecnológica, o KC-390 Millennium significa um salto operacional para as Forças Armadas e um avanço para a indústria aeronáutica brasileira. A primeira aeronave multimissão KC-390 Millennium foi recebida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em setembro de 2019 e a segunda unidade, em dezembro do mesmo ano. O avião, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus, deve se tornar a espinha dorsal da Aviação de Transporte da FAB nos próximos anos. Ao todo, 28 unidades foram encomendadas. A aeronave conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer.


A incorporação do KC-390 Millennium na FAB é um divisor de águas para a Aviação de Transporte, uma vez que sua versatilidade operacional traz um salto nunca visto no setor aeronáutico de Defesa. O jato militar foi desenvolvido com a participação da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) – unidade ligada à FAB, a partir das demandas operacionais. O objetivo é reunir em um só avião a capacidade de atender inúmeras missões, como Assalto Aeroterrestre, Busca e Salvamento, Evacuação Aeromédica, Exfiltração Aérea, Infiltração Aérea, Reabastecimento em Voo, Transporte Aéreo Logístico e Combate a Incêndio em Voo, entre outras.

Um trabalho feito em conjunto com engenheiros da Embraer possibilitou chegar às dimensões da plataforma criada para o KC-390 Millennium. Uma aeronave de asa alta, de grandes proporções, com motores a jato, capaz de pousar em pistas não pavimentadas e não preparadas, além de contar com tecnologia de ponta empregada em diversas áreas. Entre as inovações, o jato pode ser reabastecido e reabastecer em voo.

Na configuração do cockpit, são cinco displays touchscreen, com telas que facilitam a navegação do piloto e a mudança de comandos com apenas um toque. A aviônica foi desenvolvida pela empresa norte-americana Rockwell Collins.

A aeronave multimissão da FAB conta com o sistema de comando de voo eletrônico fly-by-wire que proporciona maior eficiência para pilotagem. O uso dos controles eletrônicos vai mensurar o comportamento do avião durante a missão, que responde a essa dinâmica e repassa as informações ao piloto.



As missões da Aviação de Transporte


Ao todo, são 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na Força Aérea Brasileira. Atualmente, a Aviação é equipada com a aeronave KC-390 Millennium e também com os modelos C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, U-55 Learjet e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

Os Esquadrões podem cumprir as seguintes Ações de Força Aérea e Complementares, geralmente relacionadas com a Tarefa de Sustentação ao Combate:
Assalto Aeroterrestre
Busca e Salvamento
Evacuação Aeromédica
Exfiltração Aérea
Infiltração Aérea
Reabastecimento em Voo
Transporte Aéreo Logístico
Combate a Incêndio em Voo

Transporte Aéreo Logístico

Em se tratando de Transporte Aéreo Logístico, a Aviação de Transporte já participou de diversas missões reais. A mais recente é a Operação COVID-19, uma ação interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

Operação COVID-19

Em quase três meses de operação, empregou vetores diferentes, entre eles o KC-390 Millennium, o C-130 Hércules, o C-105 Amazonas, o C-99, o VC-99, o C-97 Brasília, o C-95 Bandeirante, o C-98 Caravan e o U-100 Phenom, totalizando 750 horas de voo. Foram transportados aproximadamente 350 mil quilos de equipamentos e passageiros, no Brasil e no exterior, entre eles: moldes para confecção de máscaras, respiradores, vacinas contra a Influenza H1N1, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Testes Rápidos de COVID-19, camas e macas hospitalares, álcool em gel, cápsula de isolamento, cilindros de oxigênio, equipamentos e pessoal para descontaminação, gêneros alimentícios para comunidade indígena, entre outros itens.

Durante a Operação COVID-19, a FAB empregou duas aeronaves C-130 Hércules, operadas pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, para resgatar brasileiros que estavam em Cuzco, no Peru.



A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (MD). As aeronaves decolaram do Rio de Janeiro (RJ) e de Belém (PA) com destino a Porto Velho (RO), onde foram adaptadas para receber os passageiros que estavam em Cuzco impedidos de voltar ao país devido a pandemia.


Confira aqui a pronta-resposta da FAB em apoio à Operação COVID-19, com as aeronaves da FAB deslocadas de diversas regiões do país.



História do CAN

Histórico - A data 12 de junho celebra a Aviação de Transporte da FAB em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Neste dia, em 1931, os Tenentes Nelson Freire Lavenére Wanderley e Casimiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história. A bordo de um Curtiss Fledgling K-263, saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com duas cartas até São Paulo (SP).


Parte 1

O FAB TV apresenta a saga do Correio Aéreo Nacional, o CAN. O programa convida você para embarcar na aventura que desbrava os caminhos mais desafiantes do Brasil, lutando pela integração nacional e pela inclusão social de todos os brasileiros.




Parte 2

Nesse outro vídeo, você vai assistir aos depoimentos dos pioneiros e os momentos mais desafiantes que eles passaram ao desbravarem o território brasileiro.

Esquadrões de Transporte da FAB


Passe o mouse sobre as bolachas dos Esquadrões para visualizar algumas informações.


1º/1º GT

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO
PRIMEIRO GRUPO DE TRANSPORTE
Nome: Esquadrão Gordo
Sede: Ala 11
Rio de Janeiro (RJ)
Aeronave: C-130 Hércules

1º/2º GT

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO
SEGUNDO GRUPO DE TRANSPORTE
Nome: Esquadrão Condor
Sede: Ala 11
Rio de Janeiro (RJ)
Aeronave: C-97 Brasília e C-99

2º/2º GT

SEGUNDO ESQUADRÃO DO
SEGUNDO GRUPO DE TRANSPORTE
Nome: Esquadrão Corsário
Sede: Ala 11
Rio de Janeiro (RJ)
Aeronave:

1º GTT

PRIMEIRO GRUPO DE TRANSPORTE
DE TROPA
Nome: Esquadrões Coral e Cascavel
Sede: Ala 2
Anápolis (GO)
Aeronave: KC-390

1º/5º GAV

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO QUINTO GRUPO DE AVIAÇÃO
Nome: Esquadrão Rumba
Sede: Ala 10
Natal (RN)
Aeronave: C-95 Bandeirante

1º/9º GAV

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO NONO GRUPO DE AVIAÇÃO
Nome: Esquadrão Arara
Sede: Ala 8
Manaus (AM)
Aeronave: C-105 Amazonas

1º/15º GAV

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO DÉCIMO QUINTO GRUPO DE AVIAÇÃO
Nome: Esquadrão Onça
Sede: Ala 5
Campo Grande (MS)
Aeronaves: C-105 Amazonas e C-98 Caravan

1º ETA

PRIMEIRO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Tracajá
Sede: Ala 9
Belém (PA)
Aeronave:C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan

2º ETA

SEGUNDO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Pastor
Sede: Ala 10
Natal (RN)
Aeronave: C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan

3º ETA

TERCEIRO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Pioneiro
Sede: Ala 12
Rio de Janeiro (RJ)
Aeronave: C-95 Bandeirante

5º ETA

QUINTO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Pégaso
Sede: Ala 3
Canoas (RS)
Aeronave: C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan

6º ETA

SEXTO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Guará
Sede: Ala 1 Brasília (DF)
Aeronave: U-55 Learjet, U-100 Phenom, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan

7º ETA

SÉTIMO ESQUADRÃO
DE TRANSPORTE AÉREO
Nome: Esquadrão Cobra
Sede: Ala 8
Manaus (AM)
Aeronave: C-97 Brasília e C-98 Caravan


Veja a localização dos Esquadrões no Brasil.


Aeronaves de Transporte


Conheça as aeronaves de transporte.


U-55 LEARJET
Envergadura: 13.30m
Comprimento: 16,8m
Peso máximo de decolagem: 9.865kg
Velocidade máxima: 464kt (859km/h)
Teto de Serviço: 51.000ft (17000m)



U-100 PHENOM
Envergadura: 12,30m
Comprimento: 12,70m
Peso máximo de decolagem: 4.855 kg
Velocidade máxima: 390kt (722km/h)
Teto de Serviço: 41.000ft (12500m)



C-95M BANDEIRANTE
Envergadura: 15,32m
Comprimento: 15,10m
Peso máximo de decolagem: 9865 kg
Velocidade máxima: 230kt (426 km/h)
Teto de Serviço: 25.000ft (7.020m)



C-97 BRASÍLIA
Envergadura: 19,78m
Comprimento: 20,07m
Peso máximo de decolagem: 11.990 kg
Velocidade máxima: 328kt (608 km/h)
Teto de Serviço: 32.000ft (9.754m)



C-98 CARAVAN
Envergadura: 15,87m
Comprimento: 12,67m
Peso máximo de decolagem: 3.929 kg
Velocidade máxima: 175kt (324 km/h)
Teto de Serviço: 25.000ft (7.620m)



C-99
Envergadura: 20,04 m
Comprimento: 28,45 m
Peso máximo de decolagem: 20.100 kg
Velocidade máxima: 0.78 Mach
Teto de Serviço: 37.000 ft (11.278 m)



C-105 AMAZONAS
Envergadura: 25,81m
Comprimento: 24,50m
Peso máximo de decolagem: 23.200 kg
Velocidade máxima: 246kt (457km/h)
Teto de Serviço: 25.000ft (7.020m)



C-130 HÉRCULES
Envergadura: 40,40m
Comprimento: 29,80m
Peso máximo de decolagem: 69.750 kg
Velocidade máxima: 320kt (593 km/h)
Teto de Serviço: 32.000ft (9.754m)



KC-390 MILLENNIUM
Envergadura: 35,05 m
Comprimento: 35,20 m
Peso máximo de decolagem: 87.000 kg
Velocidade máxima:998 km/h (Mach 0,80)
Teto de Serviço: 36.000 pés (11.000 m)


 

Álbum de fotos


Transporte 2019

Canção da Aviação de Transporte


Letra - Brigadeiro do Ar Ivan Moacyr Frota
Música - Sargento Músico Bartholomeu Sérgio de Alcântara Silva


Lançar! Suprir! Resgatar!
Lançar! Suprir! Resgatar!

Aviação de Transporte de Tropa
Teu destino é voar e lutar
Junto ao paraquedista teu irmão
Pela pátria a vitória alcançar.

Tuas asas conduzem mais longe
As cores tão vivas de tua bandeira
Com as forças de ar, terra e mar
Levar a glória à Nação Brasileira.

Lançar! Suprir! Resgatar!
Brado de vibração
Lançar! Suprir! Resgatar!
Nossa sagrada missão.






TEXTO: Tenente Jornalista Cristiane  |  WEBDESIGN:WEB CECOMSAER