NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


ERRE JOTA - Esquadrilha da Fumaça atrai mais de 20 mil pessoas para show em Itaboraí


Redação | Publicada em 12/05/2025 06:36

O céu de Itaboraí foi tomado por emoção, orgulho e aplausos na tarde de sábado (10), durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça — o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) — que encantou mais de 20 mil pessoas na Avenida 22 de Maio, altura do bairro Outeiro das Pedras. O evento marcou um dos pontos altos das comemorações pelos 192 anos de emancipação político-administrativa do município.A celebração contou com a presença do prefeito Marcelo Delaroli, da primeira-dama Pâmela Delaroli, do vice-prefeito Elber Corrêa, do deputado estadual Guilherme Delaroli, do presidente da Câmara, João Delaroli, do subprefeito de Itaboraí, Hédio Mataruna, além de vereadores e secretários municipais.

“Me deixa muito feliz ver o povo de Itaboraí saindo de suas casas com suas famílias para aproveitar esse evento que foi preparado com tanto carinho para comemorar o aniversário da nossa cidade. E vamos continuar trabalhando para trazer muito mais eventos como esse e muito mais alegria para o nosso povo”, declarou o prefeito Marcelo Delaroli durante o evento.

Com manobras ousadas, técnica apurada e sincronia impecável, os pilotos da FAB levaram o público ao delírio com suas acrobacias aéreas a bordo dos modernos A-29 Super Tucano, fabricados pela Embraer. A apresentação reforçou o lema do grupo — “Fumaça, já!” — e emocionou moradores e visitantes, que lotaram a região para prestigiar o espetáculo.

“Não tem uma forma mais legal de comemorar o aniversário de 192 da cidade de Itaboraí. Essa é uma iniciativa inédita e fantástica da Prefeitura, porque esse é um evento gratuito para pessoas de todas as idades. É uma forma de reunir diferentes gerações em prol de ver a FAB em ação. A mensagem que queremos passar com essas demonstrações é que a aviação é um caminho possível!”, declarou o Oficial da FAB, Capitão Bezerra.Além do show aéreo, o evento contou com uma programação diversificada e serviços gratuitos oferecidos à população. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes com postos de vacinação contra a gripe, aferição de pressão arterial, orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e conscientização sobre os serviços de saúde disponíveis na cidade. A Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia também marcou presença com um posto para esclarecimentos sobre o Imposto de Renda.

As atividades começaram às 14h com atrações para toda a família: apresentação de bike do projeto Geração Wheeling (GW), aula de funcional kids, fit dance, power hit, além de shows musicais no fim do dia com Bruninho do Cavaco, Kelly Valadares, Dedey e DJ MK.

A estrutura do evento foi garantida por uma grande força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Turismo e Eventos (SEMTUR), Saúde (SEMSA), Esporte e Lazer (SEMEL), Comunicação (SEMCOM), Segurança (SEMSEG), Transporte (SEMTRANS), Desenvolvimento Social (SEMDS), além da Guarda Municipal, Defesa Civil, SAMU, Corpo de Bombeiros e o 35º Batalhão da Polícia Militar.“Em nome da população de Itaboraí, só tenho a agradecer. Foi a primeira vez que vi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, e a emoção foi imensa — estou arrepiada até agora. Agradeço ao nosso prefeito por proporcionar esse momento tão especial. Foi um verdadeiro presente para o povo de Itaboraí, que estava precisando dessa alegria”, contou Raquel dos Santos, guia turística de 47 anos e moradora do bairro Joaquim de Oliveira.A festa de 192 anos de Itaboraí segue com mais atrações ao longo do mês. E neste sábado, o que se viu foi mais do que aviões no céu: foi o brilho de uma cidade que segue vivendo a transformação.

Correio da Manhã - 6º ETA celebra 56 anos e é exemplo de aviação que salva vidas


Redação | Publicada em 13/05/2025 00:01

O 56º aniversário do 6º Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA) é comemorado como exemplo da aviação que salva vida, com o transporte de 739 órgãos para para transplantes. Em cerimônia militar realizada nesta segunda-feira (12), o 6° ETA - Esquadrão Guará, localizado na Base Aérea de Brasília (BABR), celebrou 56 anos de criação. A solenidade presidida pelo Comandante Interino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luis Farcic, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Ary Soares Mesquita, além de outros Oficiais-Generais e ex-integrantes do Esquadrão Guará. "O 6º ETA é um Esquadrão diferenciado desde a sua criação, pois é responsável por nossa missão de 'Integrar'. Com isso, cumprem-se missões, tem-se uma doutrina muito bem firmada, com pilotos e tripulantes dedicados a essa missão e disponíveis para decolar a qualquer tempo, a qualquer hora e para qualquer lugar. É um Esquadrão que dá orgulho para a Força Aérea Brasileira", afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic.

Ao longo dos 56 anos, o Esquadrão já voou quase 370 mil horas, com pilotos que operaram 12 tipos diferentes de aeronaves. Entre as principais missões, o Tenente-Brigadeiro do Ar Ary, ex-comandante do 6º ETA, destaca o transporte de órgãos. "Essa missão é fundamental, não apenas para o Esquadrão, mas para a Força Aérea inteira. Milhares de famílias foram brindadas com essa opção que o 6º ETA oferece, que é levar órgãos para entes queridos, levando uma nova chance de vida. É uma missão maravilhosa e o ETA realiza com primazia na FAB", garante. Desde 2017 - quando iniciou a contabilização dos transportes de órgãos -, 739 órgãos e tecidos para transplantes foram transportados, o que representa 35% do que a Força Aérea já transportou até o momento. "Temos muito orgulho de celebrar esta data, pois é um momento em que conseguimos verificar tudo o que fizemos e as conquistas que estamos trabalhando para alcançar", diz o Comandante do 6° ETA, Tenente-Coronel Aviador Daniel Rodrigues Oliveira. Em 2023, por exemplo, foram transportados 100 órgãos. A cerimônia foi marcada ainda pela entrega do distintivo do Esquadrão aos Oficiais Aviadores, mecânicos e comissários recém transferidos. "Era um Esquadrão que eu já sonhava fazer parte desde que entrei na Aeronáutica. Para mim, é um grande orgulho, pois representa dedicação e profissionalismo gigantes", comenta o Tenente Aviador Pedro Batista Nogueira Teles da Silva. O desfile militar contou também com a presença de ex-integrantes do Guará.

Criação

O 6° ETA foi criado em 12 de maio de 1969 por meio da Portaria Reservada n° 12/GM3 com o objetivo de descentra- lizar as operações de transporte aéreo e realizar as missões de transporte aeroterrestre, logístico, lançamento de cargas, eva- cuação aeromédica, humanitárias e de socorro a vítimas em casos de desastres naturais. O Esquadrão é subordinado à Base Aérea de Brasília (BABR), realizando missões em todas as regiões do Brasil. O primeiro comandante foi o Major Aviador Célio Seda, até hoje referenciado pelo Esquadrão.