NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Em 2021, FAB transportou mais de 200 órgãos para transplante

Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado em 27 de setembro

Da Redação | Publicada em 27/09/2021

Dizer “sim” após a perda de um ente querido pode ser doloroso, mas também pode ser uma oportunidade para conduzir vida e esperança a pessoas que precisam de um transplante. A campanha Setembro Verde tem o intuito de sensibilizar a sociedade para a doação de órgãos e tecidos.

Quando a família opta por fazer esta concessão, o desafio torna-se uma corrida contra o tempo e a Força Aérea Brasileira (FAB) tem exercido papel fundamental, contribuindo com o transporte de órgãos em suas aeronaves.

A FAB mantém permanentemente disponível uma aeronave para essa finalidade, conforme define o Decreto nº 9175, de 18 de outubro de 2017. Em muitos casos, a utilização de aeronaves da Força Aérea é fundamental para que o processo de transplante seja realizado. Existem tripulações de sobreaviso em tempo integral em todo País.

TOTEQ

A logística de uma missão de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) é complexa. Cabe ao Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), Organização Militar da FAB no Rio de Janeiro (RJ), coordenar a distribuição, por meio de transporte aéreo, dos órgãos para transplante no Brasil.

Para isso, o CGNA conta com duas posições da Central Nacional de Transplantes (CNT) em seu Salão Operacional, com quem administra a logística de distribuição. O CGNA funciona ininterruptamente na gestão do fluxo aéreo no Brasil, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

A primeira opção analisada é o aproveitamento de voos da aviação comercial. Quando o trecho não é atendido por linha aérea, a solicitação é feita ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para viabilização de uma aeronave militar. É o COMAE que avalia qual Esquadrão deve ser acionado. 

Até o dia 24 de setembro, a FAB realizou 165 missões e transportou 217 órgãos no ano de 2021, sendo 110 fígados, 50 corações, 36 rins, 11 pulmões, três tecidos ósseos, três baços e quatro pâncreas. O esforço aéreo até este período foi de 825 horas.

O Esquadrão Guará (6º ETA), situado em Brasília (DF), acumula 80 missões. Dotado de três tipos diferentes de aeronaves operacionais – dentre elas um jato -, atualmente é o que mais realiza esse tipo de missão no Brasil pela FAB.

“Fico honrado em conduzir um dos vetores da FAB que leva esperança para os brasileiros mais necessitados,” disse um dos pilotos do Esquadrão, Capitão Aviador Leandro Janducci Carrera.

Dia Nacional da Doação de Órgãos

O Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com familiares e amigos sobre o assunto.

PORTAL DEFESANET


SIGE 2021 - XXIII SIGE 28-29 Setembro


Da Redação | Publicada em 27/09/2021 15:30

Este ano o SIGE se reinventou para melhorar sua experiência em congressos e simpósios virtuais. Evoluímos para explorar o que há de melhor no ambiente virtual: o alcance mundial e a conveniência do melhor momento do seu dia para participar.

O principal objetivo não é apenas trazer o público acadêmico (militar e civil) para dentro deste evento, mas todos aqueles com interesse em entender e conhecer trabalhos e pesquisas que abordam e buscam soluções para alguns dos principais desafios tecnológicos que temos na área de defesa.

Diferente dos demais eventos presenciais, que por sua natureza exigem o comparecimento a um local específico e em um horário que coincide com o do expediente, agora é possível participar ativamente a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. Isso porque todos os trabalhos serão disponibilizados a partir das 08:00h do dia 24 de setembro.

Além da possibilidade de baixar todos os papers e pôsteres e de visualizar suas apresentações em vídeo, também será possível enviar dúvidas e perguntas que serão respondidas e debatidas nas respectivas sessões técnicas que serão gravadas. Mesmo que o autor da pergunta não possa participar da sessão técnica, sua dúvida será respondida e permanecerá gravada para visualização posterior.

As sessões técnicas adquiriram um formato mais dinâmico e foram agrupadas por artigos que tratam de temas mais relacionados e específicos. Sendo assim, toda sua duração em formato ao vivo é dedicada à interação entre os inscritos e os autores dos trabalhos através das respostas às perguntas acumuladas desde a abertura dos trabalhos bem como das que poderão ser feitas por quem desejar interagir diretamente com os autores.

 

 

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Pesquisa inédita do DCTA é publicada em revista britânica


Da Redação | Publicada em 27/09/2021 14:11

O estudo realizado por um grupo de pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em  São José dos Campos (SP),  por meio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), teve seu artigo científico publicado na revista britânica Scientific Reports, do grupo Nature, publicação de grande prestígio, que divulga artigos de pesquisadores do mundo todo nas áreas das ciências naturais, medicina e engenharia.

O trabalho intitulado, “Quantitative assessment of pilot-endured workloads during helicopter flying emergencies: an analysis of physiological parameters during an autorotation” – que em português pode ser traduzido como “Avaliação quantitativa das cargas de trabalho suportadas pelo piloto durante emergências de voo de helicóptero: uma análise dos parâmetros fisiológicos durante uma autorrotação” – foi conduzido pelo doutorando do ITA e Gerente Técnico da Divisão de Projetos do DCTA, Coronel Aviador José Ricardo Silva Scarpari e pelo doutorando do Instituto do Cérebro do HIAE, Mauricio Watanabe Ribeiro.

O objetivo da pesquisa foi analisar as reações mecânicas e fisiológicas de um grupo de pilotos durante a autorrotação, manobra utilizada para realizar o pouso seguro do helicóptero, quando há uma falha no motor. “A ideia era a de conhecer as respostas fisiológicas dos pilotos frente à uma grande ameaça, uma emergência real, causada pela falha do motor do helicóptero, com o piloto sendo surpreendido pela emergência, numa técnica que impôs aos pilotos uma tarefa de alta carga de trabalho e concentração, mascarando e impedindo qualquer previsão ou preparação para falha do motor”, explicou o Coronel Scarpari.

Para isso, realizou-se a mensuração dos resultados obtidos por meio dos sensores que avaliaram o tempo de reação, o nível de estresse, os movimentos dos olhos dos pilotos, o nível de suor, a frequência cardíaca e respiratória e, ainda, as alterações emocionais e comportamentais durante a manobra. Tudo realizado num helicóptero AS-350 Esquilo, da Força Aérea Brasileira (FAB), quando onze pilotos com diferentes níveis de experiência e treinamento foram submetidos a voos em condições de emergência simulada, de modo inesperado, sendo todas as suas reações coletadas durante a manobra e correlacionadas com o movimento dos comandos de voo, com opinião subjetiva do piloto, com suas respostas fisiológicas e com o próprio resultado obtido na manobra.

Segundo a Professora e Pesquisadora do HIAE, Elisa Harumi Kozasa, o estudo explora a viabilidade de realizarmos medidas fisiológicas em condições críticas em um grupo de pilotos de elite da Aeronáutica. “Quando pesquisamos, por exemplo, a resposta de estresse, isto geralmente ocorre em condições controladas de laboratório e não em ambientes realísticos/ecológicos como tivemos a oportunidade de realizar”, contou.

O foco do estudo está em provar que o fator humano tem grande influência durante a performance, uma vez que o desempenho do piloto, o treinamento, o nível de atenção, os alarmes, as condições atmosféricas, a luminosidade e demais fatores influenciam numa emergência, comenta o Professor Roberto Gil Annes da Silva do ITA, um dos orientadores da pesquisa.

De acordo com o Coronel Scarpari, as normas e referências bibliográficas sobre o tema são essencialmente subjetivas, negligenciando a influência do fator humano durante uma emergência. “Na prática o sistema pode, por exemplo, ser usado no processo de seleção de aviadores para ingresso na Academia da Força Aérea (AFA), ajudando a identificar os padrões almejados, bem como, para avaliação de desempenho para progressão operacional de pilotos, analisando aqueles que apresentam um comportamento fisiológico ou psicomotor compatível para ser instrutor de voo”, conclui o Coronel Scarpari.

Segundo o Professor Donizeti de Andrade, um dos orientadores, o reconhecimento inerente à publicação da pesquisa pela Nature agrega valor inestimável ao trabalho desenvolvido. “O trabalho torna-se uma referência obrigatória para os profissionais da Aviação – seja para aqueles que se envolvem com pesquisa, engenharia aplicada ou operações –, no Brasil e em outros países. Um spin-off natural está na influência que seus resultados passam a ter junto aos órgãos de Certificação Aeronáutica com imagem de marca mundial (em particular a Federal Aviation Administration, FAA e a European Union Aviation Safety Agency, EASA): esses contam agora com apoio científico para adequar seus requisitos e orientações associados à operação de autorrotação”, afirmou.

Esquadrão Guardião cebebra o 19º Maryba em Anápolis (GO)


Da Redação | Publicada em 27/09/2021 21:01

No último sábado, dia 25, ocorreu a celebração do 19º Maryba dos Guardiões. A solenidade aconteceu na Ala 2, em Anápolis (GO), e foi transmitida ao vivo, de forma online. A atividade tem como propósito reafirmar as alianças do Esquadrão Guardião, que atua na Aviação de Reconhecimento da Força Aérea Brasileira (FAB). Dentre os participantes, estava o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, o primeiro Comandante do Esquadrão e, por isso, Guardião zero um, que realizou a abertura do evento.

O Maryba é uma festa-ritual indígena. Inspirado nesta tradição, o Esquadrão Guardião comemora a conclusão da formação operacional de seus novos tripulantes. A partir de então, os novos Guardiões voam a bordo das aeronaves E-99 e R-99, cumprindo as mais diversas missões operacionais em prol dos interesses nacionais. “Nesta data, queremos celebrar as vitórias daqueles que são declarados Guardiões e trocar experiências, histórias e a nossa tradição”, declarou o Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior durante a abertura do evento.

O Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Luiz Carlos Souza Santos, destacou a importância da Aviação de Reconhecimento na produção e no processamento de informações de alto valor estratégico para o País. “Foram inúmeros os feitos e conquistas desde a fundação do Esquadrão, sendo impossível elencar, neste momento, todas as missões já realizadas. Até porque, por conta das suas características, os Guardiões atuam de forma furtiva e velada, mesmo sendo os protagonistas, cotidianamente, em várias missões relevantes”, disse.

Durante a solenidade, foram entregues símbolos aos novos Guardiões, sendo quatro tripulantes operacionais do Esquadrão. Além disso, cinco personalidades foram declaradas Guardiões Honorários. Entre os homenageados está o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida. “Eu tenho uma satisfação muito grande em receber esta homenagem porque eu conheço a importância do Esquadrão e as missões que faz em prol da Força Aérea Brasileira. Tanto o E-99 quanto o R-99 são aeronaves essenciais para a nossa soberania do espaço aéreo”, afirmou.

Guardião

A palavra Guardião refere-se àquele que guarda e vigia. Simboliza a própria responsabilidade estabelecida em alguém que tem por função zelar pela integridade de algo ou de outrem a qualquer custo, inclusive com risco da própria vida. A presença do Guardião transfere os sentidos de soberania e defesa contidos nele para o alvo da sua guarda. 

Brasil e Paraguai realizam seminário sobre gerenciamento de tráfego aéreo


Da Redação | Publicada em 28/09/2021 00:39

A Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) e a Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) realizaram no dia 22 de setembro, o 1° Seminario Binacional de Gerenciamiento de Tránsito Aéreo, em Assunção, capital do Paraguai.

A DINAC, agência de aviação civil paraguaia, é a organização que regula, monitora e garante que as atividades da aviação civil, meteorológicas e hidrológicas, sejam desenvolvidas de forma ordenada nos mais elevados padrões de eficiência.

A MTAB, localizado em Assunção, tem a finalidade de executar as ações estabelecidas no Acordo nº 55, de março de 1982, firmado entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai, e atua no assessoramento e desenvolvimento das atividades do campo aeronáutico.

O 1° Seminário Binacional aconteceu na sede do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), Órgão de capacitação da DINAC, e reuniu autoridades paraguaias e brasileiras com o objetivo de promover interações entre profissionais de gerenciamento e controle de tráfego aéreo do Brasil e do Paraguai em questões relacionadas ao tema.

Estiveram presentes o Presidente da DINAC, Félix Masao Kanazawa Makino; o Embaixador do Brasil no Paraguai, Flávio Soares Damico; o Embaixador da República da Coreia no Paraguai, Shik Woo; o Secretário de Comunicação da Embaixada do Brasil no Paraguai, Carlos Augusto Carvalho Dias; o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General de Divisão Aeronáutica Arturo Javier González; o Prefeito da Prefeitura Geral Aeronáutica, Coronel DCEM Esteban Gayoso Palacio; o Adido de Defesa e do Exército do Brasil, Coronel Nilberti Viana Gramosa; o Adido Naval do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Luiz Guilherme Dias Guadagnino; o Adido Aeronáutico do Brasil, Coronel Frederico Casarino; o Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira, Coronel Helmer Barbosa Gilberto; a Subdiretora do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) e Coordenadora-geral do evento, Zulma Román; a Coordenadora de Educação do SENAI, Karina Ferreira Takemura; e o Coordenador do Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves do SENAI, Thiago Carvalho; além de diretores, subdiretores, gerentes, chefes, controladores de tráfego aéreo e demais profissionais.

O seminário, transmitido ao vivo pela DINAC em seu canal no YouTube, inicou com as palavras de Félix Masao Kanazawa Makino. O Presidente da DINAC fez menção à MTAB, que por 39 anos tem contribuído com o crescimento do tráfego aéreo no Paraguai. “Somos muito gratos ao governo brasileiro e a MTAB. Grandes avanços foram alcançados no gerenciamento e capacitação tecnológica em estreita cooperação com a Força Aérea Paraguaia”.

A seguir, a Subdiretora do INAC, Zulma Román, fez agradecimentos ao Instituto, ao governo da Coreia do Sul e à MTAB pela mediação no acordo triangular entre a Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA), o SENAI e a DINAC, destacando que a realização do 1° Seminário Binacional foi vital para a sua instituição.

O tema foi abordado pelo Embaixador do Brasil no Paraguai, Flávio Soares Damico, que disse que o objetivo do acordo entre as três instituições era o de criar bases para o Paraguai se tornar um importante HUB aéreo internacional. “Este seminário é a demonstração adicional de compromisso do Brasil com o desenvolvimento do Paraguai com ênfase na capacitação dos recursos humanos.”

O governo da Coreia, por meio da KOICA, apoia a realização de projetos que tragam desenvolvimento para o país, crescimento econômico e da indústria da aviação, segundo pontuou o Embaixador da República da Coreia no Paraguai, Shik Woo. ”É uma honra participar deste seminário que marca o fortalecimento das capacidades profissionais da aviação civil”.

A cooperação triangular entre a DINAC, SENAI e KOICA foi celebrada com a entrega de certificados de designação em manutenção de aeronaves para seis cidadãos paraguaios: Lucas Gadea, Joel Ferreira, Alberto Tokunaga, Walter Maciel, Fernando López e Maria Rivasa. Todos fizeram o curso técnico no SENAI, em Santa Catarina, certificado como empresa estratégica de Defesa no Ministério da Defesa brasileiro.

Assuntos em pauta

Durante a programação foram abordados assuntos sobre aviação. O Departamento do Espaço Aéreo (DECEA) e o Instituto de Cartografia do Espaço Aéreo (ICA) estiveram representados no 1° Seminário Binacional de Gerenciamento de Tráfego Aéreo em duas palestras.

A primeira foi a apresentação do Chefe da Divisão de Operações do ICA, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Clóvis Fernandes Júnior, sobre “Planejamento do Espaço Aéreo” e os principais fatores a considerar no desenvolvimento desta atividade.

Conceito de espaço aéreo, normas, processos, projetos, técnicas de organização do espaço aéreo foram alguns dos tópicos abordados, bem como a estrutura do Instituto de Cartografia Aeronáutica, com o Centro de Planejamento do Espaço Aéreo. Naquele setor atuam cerca de 20 especialistas que fazem a análise do espaço aéreo e desenham procedimentos e conceitos de navegação aérea como, por exemplo, a Navegação Baseada em Performance (PBN), com as rotas RNAV (Area Navigation) e RNP (Required Navigation Performance).

Para o Tenente-Coronel Fernandes Júnior foi uma grande satisfação participar de um seminário com audiência tão mista, com autoridades de diferentes áreas, como embaixadores, pilotos e controladores. “Apresentar este tema e conseguir atingir a todos foi desafiador, mas tenho certeza que o objetivo foi alcançado. As informações compartilhadas vão ajudar o Paraguai a organizar melhor sua própria estrutura para o desenvolvimento e implementação de Conceitos de Espaço Aéreo”.

O representante do DECEA foi o Chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave não Tripulada, do Subdepartamento de Operações do DECEA, Major Aviador Bruno Roberto de França, com a palestra “Ecossistema de drones: integração do sistema de aeronaves não tripuladas (UAS) e cenários futuros”.

Inicialmente o Major França explicou a diferença entre os tipos de Aeronave Não Tripulada (do inglês, Unmanned Aircraft – UA) e do Sistema de Aeronave Não Tripulada (Unmanned Aircraft System – UAS) e todo o pioneirismo do Brasil com a criação, em 2008, de um grupo de estudos reunindo vários países.

O militar fez a contextualização histórica a partir deste período até os dias de hoje, destacando a criação do SARPAS no ano de 2016, um Sistema desenvolvido pelo DECEA para solicitação de acesso ao espaço aéreo brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas.

Nos tópicos seguintes foram apresentadas as normas, os projetos em desenvolvimento com ênfase no futuro. “Foi uma grande oportunidade compartilhar conhecimento com um país amigo, conhecer pessoas do ramo, ajudar e trocar experiências com outra nação”, pontuou o Major França.

Sobre “Planejamento Aeroportuário”, a palestra foi ministrada pelo Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Edwilson Sena dos Santos, que atualmente compõe o efetivo da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira, mas atuou por anos no DECEA e possui vasta experiência no setor de aeródromos.

No Departamento de Controle do Espaço Aéreo, esta área é gerenciada pela Seção de Coordenação e Controle de Aeródromos, do Subdepartamento de Operações, que faz a análise de Objeto Projetado no Espaço Aéreo (OPEA). Neste estudo são consideradas as alturas máximas previstas nos Planos de Zona de Proteção dos Aeródromos (PBZPA), de Helipontos (PBZPH) e de Auxílios à Navegação Aérea (PZPANA), e também os critérios previstos no Plano Básico do Gerenciamento do Risco de Fauna (PBGRF) e relacionados com implantações de natureza perigosa.

Em sua exposição, o Major Sena falou sobre os principais fatores que devem ser considerados em um planejamento aeroportuário e os impactos resultantes da ampliação, construção e exploração de um aeroporto, segundo o DOC 9184, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). O oficial da MTAB abordou os seguintes conceitos: teoria do planejamento aeroportuário, plano geral, considerações prévias, parte aeronáutica e pública, e os elementos de apoio do aeroporto em uma planificação aeroportuária e, ainda, a gestão do meio ambiente e uso do solo.

Acordo de cooperação

Ao final da participação brasileira, o Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira, Coronel Helmer Barbosa Gilberto, afirmou que os palestrantes trouxeram o panorama mundial e os conceitos mais atuais sobre Planejamento do Espaço Aéreo, Aeroportuário e sobre Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas. “Esperamos ter contribuído para o desenvolvimento do cenário sul-americano”, disse.

Em sua avaliação, o Primeiro Seminário Binacional entre Brasil e Paraguai foi pensado para que a MTAB atendesse às necessidades técnicas da DINAC que, em um breve futuro, almeja ser referência mundial no gerenciamento do espaço aéreo paraguaio.

Na sequência, nuestros hermanos paraguaios apresentaram alguns projetos realizados no país. A Gerente de Normas de Aeródromos da DINAC, Nancy Escobar, ministrou a palestra “Certificação Aeroportuária”, na qual explicou os requisitos e benefícios da obtenção de uma certificação e os impactos resultantes na segurança operacional de acordo com as normas da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).

Outro tema abordado foi a transformação do terminal Aeroporto Internacional Guarani, o segundo mais importante do Paraguai, localizado no distrito Minga Guazú, em Aeroporto Verde. Esta denominação está caracterizada pelo uso responsável de recursos naturais, a redução de energia e água, a diminuição da emissão de gases, bem como a utilização de energias renováveis e o gerenciamento do descarte de resíduos.

Por fim, o Presidente da DINAC, engenheiro e professor Félix Masao Kanazawa Makino, agradeceu aos palestrantes pelas excelentes apresentações, em particular, aos oficiais da Força Aérea Brasileira por dividir experiências e conhecimento. “Parabenizo ao MTAB pelo trabalho realizado, ao Coronel Helmer pelo apoio na capacitação dos funcionários da DINAC e pela brilhante exposição (do Major Sena) partilhada neste evento, que foi inédito no país”.

Kanazawa anunciou a intenção do Paraguai quanto a expansão do Aeropuerto Internacional Silvio Pettirossi, localizado na cidade de Luque a cerca de 18 minutos da capital Assunção. “Queremos ter as melhores ferramentas e a melhor capacitação. Em pouco tempo teremos boas mudanças com a ajuda de nossos irmãos brasileiros”.