NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL ZERO HORA


Papa anuncia criação de departamento dedicado à Amazônia no Vaticano

Decisão foi divulgada neste sábado, em encontro de encerramento do Sínodo dos Bispos

Da Redação | Publicada em 26/10/2019 17:05

No encontro de encerramento do Sínodo dos Bispos, neste sábado (26), o Papa Francisco afirmou que pretende criar  uma espécie de departamento dentro do Vaticano dedicado exclusivamente à região amazônica.  O Papa ainda alertou contra "injustiças" cometidas na região. 

O espaço dedicado à Amazônia será um escritório dentro do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, hoje sob os cuidados do cardeal ganês Peter Turkson. A função desse novo departamento na Cúria Romana ainda não está clara.

O documento final do Sínodo, aprovado após encontros que iniciaram no dia 6, será divulgado ainda neste sábado.

— Na Amazônia aparece todo tipo de injustiça, destruição de pessoas, exploração de pessoas em todos os níveis. E destruição da identidade cultural — disse Francisco, acrescentando que a dimensão ecológica nunca está separada das questões sociais.

O pontífice também anunciou que, até o fim do ano, pretende escrever um documento com suas decisões após os debates do sínodo,  a chamada "exortação apostólica pós-sinodal". 

 — Vai depender de quanto tempo eu tiver para pensar — brincou Francisco. 

A consciência ecológica da Igreja, na avaliação do Papa, vem crescendo ao longo dos últimos anos. Um dos responsáveis por isso teria sido o patriarca ortodoxo Bartolomeu, de quem Francisco é bastante próximo.  

De acordo com Francisco, a encíclica “Laudato si", documento publicado poucos dias antes do Acordo de Paris, tornou mais claras as bases do pensamento ecológico do catolicismo.

Francisco ainda comentou que essa "dimensão ecológica” envolve o futuro e, por isso, tantos jovens estão envolvidos em movimentos desse tipo:

— Na manifestação dos jovens, no momento de Greta (Thunberg), mas também outros, levam um cartaz dizendo "o futuro é nosso". Isso é a consciência do pedido ecológico.

PORTAL TERRA


Sábado rende dez medalhas ao Brasil nos Jogos Mundiais Militares

No penúltimo dia do evento, país consegue um ouro, cinco pratas e quatro bronzes. Dupla do vôlei de praia é a responsável por medalha dourada

Lance | Publicada em 26/10/2019 17:05

Um sábado recheado de medalhas para o Brasil nos Jogos Mundiais Militares, realizados em Wuhan, na China. No penúltimo dia da competição, o país conquistou nada menos do que dez pódios: um ouro, cinco pratas e quatro bronzes.

A medalha dourada ficou para a dupla do vôlei de praia composta por Bruno Schmidt e Evandro, que derrotaram os atletas da Alemanha por 2 sets a 0, parciais de 21-18 e 21-15. Na mesma modalidade, mas no feminino, Taiana Lima e Talita foram derrotadas na final para a dupla da casa por 2 sets a 1, parciais de 20-22, 21-12 e 15-9.

Outro duelo envolvendo Brasil e China ocorreu na final do basquete feminino e, novamente, as chinesas levaram a melhor. As brasileiras foram derrotadas por 93 a 65. Medalhista de prata no Pan de Lima-2019 e bronze no Mundial deste ano na Rússia, ficou com a prata na categoria 69-75kg, ao ser derrotado pelo russo Semykin Aleksei.

O trio brasileiro formado por Max Santos, Felício Carriço e Tiago Lincoln conquistou a prata no Pentatlo Naval, na Pista com Obstáculos. A China levou o ouro e a Espanha, o bronze. Outra prata, também por equipe, veio através do time feminino dos saltos ornamentais. Giovanna Pedroso, Tammy Galera, Luana Lira e Juliana Veloso ficaram atrás apenas das chinesas, as campeãs. As russas completaram o pódio.

Ainda nos saltos ornamentais, mas na plataforma sincronizada feminina, Tammy Galera e Giovanna Pedroso ficaram com o bronze. A Coreia do Norte garantiu o ouro, seguida pela Rússia, com a prata. As últimas medalhas do dia vieram na ginástica, com Chico Barretto, bronze na barra fixa, e Caio Souza, nas barras paralelas. Por fim, a seleção feminino de futebol derrotou as norte-coreanas na disputa do terceiro lugar.

Os Jogos Mundiais Militares serão encerrados neste domingo com provas do triatlo feminino, maratona aquática e saltos ornamentais masculino.

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DO RIO.COM - Aeroporto do Galeão recebe exposição sobre vida e obra de Santos Dumont


Raphael Fernandes | Publicada em 26/10/2019 19:43

Desde a última terça-feira (22/10) até o próximo dia 13/11, o Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, recebe a exposição ”Santos Dumont, o Homem Há de Voar”, que leva à Praça de Eventos do Aeroporto Internacional Tom Jobim peças que contam a história do ‘Pai da Aviação’. A mostra é uma parceria do aeroporto com o Museu Aeroespacial (MUSAL).

A inauguração da exposição, que tem curadoria da museóloga Amanda Marques e apoio do cenógrafo Clécio Régis, contou com a presença do presidente do RIOgaleão, Luiz Rocha, e do diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Lebeis Pires Filho. Uma apresentação da Banda Militar da Base Aérea dos Afonsos marcou a abertura do evento.

”Estamos felizes com essa parceria, que traz para todos os nossos passageiros a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Pai da Aviação”, disse o presidente do RIOgaleão.

Na exposição, o público encontrará a réplica mais antiga, em tamanho original, do ”Demoiselle”, um dos primeiros aviões criados por Santos Dumont e considerado a sua obra-prima. A mostra também apresenta a trajetória deste visionário brasileiro, que se tornou uma das figuras mais importantes da História, destacando os fatos que marcaram a origem da aviação e, principalmente, detalhes sobre as aeronaves por ele construídas.

Em ”Santos Dumont, o Homem Há de Voar”, telas luminosas apresentam curiosidades sobre a vida e a obra do ‘Pai da Aviação’. Entre as raridades que o público poderá conferir, estão alguns objetos pessoais, como a braçadeira e o colarinho, além de fotos que retratam com detalhes suas criações e vida social. Outra peça de destaque na mostra é a maquete da casa onde o aviador morou, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e que atualmente abriga um museu dedicado a ele.

As peças apresentadas na exposição integram o acervo permanente do Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio. O museu da aviação militar e civil do Brasil conta com exposições permanentes, de longa e curta duração, além de aeronaves de relevante valor histórico e tecnológico. A parceria com o RIOgaleão faz parte da estratégia de aproximar a cultura aeronáutica da sociedade civil e integra a agenda de comemorações pelo mês da aviação.

”Para o Museu Aeroespacial, trazer nosso acervo para o aeroporto é uma oportunidade de estar mais perto do público. O MUSAL fica um pouco distante, por isso precisamos ter um braço mais longo, para poder alcançar mais cariocas, brasileiros e estrangeiros”, explicou o diretor do museu.