NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Oficiais alunos do CAAVO 2023 realizam Viagem de Estudos


Guilherme Wiltgen | Publicada em 23/05/2023 11:13

Entre os dias 03 e 14 de maio, doze alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO 2023) realizaram a Viagem de Estudos, como parte do currículo do Curso ministrado pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).

O propósito da viagem foi proporcionar o contato inicial dos alunos com a indústria aeronáutica e de material bélico, instalações de pesquisa e tecnologia aeronáutica, de controle do tráfego aéreo, de defesa aérea, simuladores de voo, Organizações Militares operativas de aeronaves de asa fixa e rotativa de outras Forças e órgãos de interesse ao ensino e à cultura científica dos futuros Aviadores Navais, incrementando sobremaneira a formação dos mesmos.

Durante a Viagem, foram visitadas as Unidades de Aviação do Exército Brasileiro (EB) sediadas em Taubaté-SP, as de Ciência e Tecnologia da Força Aérea Brasileira em São José dos Campos-SP, os Esquadrões de Instrução e Demonstração na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga-SP, o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) e o 2º/6º Grupo de Aviação em Anápolis-GO, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA-1) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) em Brasília-DF.

PORTAL AEROFLAP


Trilogia de livros destaca projetos de aeronaves de combate brasileiras

As três obras abordam um tema que impulsionaram Base Industrial de Defesa brasileira.

Da Redação | Publicada em 24/05/2023 05:21

Tucano, Super Tucano e AMX. Mais do que nomes de aeronaves que entraram em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB), esses projetos aeronáuticos contribuíram para o desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional e impulsionaram o nome do Brasil por meio da exportação para países nos cinco continentes.

Criados para atenderem às demandas da FAB, cada programa trouxe inovações relevantes que incluíram desde soluções na área de engenharia, estrutura e material até software e integração de sistemas.

Desde 2018, a história de cada um desses projetos foi detalhadamente abordada em obras lançadas em inglês pela Harpia Publishing, uma editora austríaca reconhecida pela qualidade dos projetos gráficos e pelo ineditismo das informações trazidas nas páginas de suas publicações.

“Pela primeira vez no mundo, o Tucano e o Super Tucano tiveram livros que foram feitos para contar a sua história, do programa industrial até a operação em cada país para os quais foram exportados. Já o livro do AMX, apesar de existirem algumas publicações editadas em língua italiana e inglesa, essas não se aprofundavam no envolvimento brasileiro no programa e na operação no Brasil. E o AMX de uma enorme contribuição para a Embraer, capacitando-a para projetar os jatos regionais da família ERJ-145 que a colocaram como a terceira maior fabricante aeronáutica do mundo”, explica o autor dos livros, o jornalista brasileiro João Paulo Moralez.

As publicações são ricas em fotos, possuem acabamento de luxo e perfis coloridos dos aviões em serviço em todos os clientes em que foi operado.

Desde abril deste ano, todos são vendidos no Brasil, no link https://www.esquadroesdecombate.com.br/livros.

EMB-312 Tucano | Brazil’s turboprop success story

Contém 256 páginas em papel couchê 250g, capa semirrígida, formato de 21x28cm, quatro fotos em preto e branco, 132 coloridas, 17 tabelas e 84 perfis coloridos. Texto em inglês.

EMB-314 Super Tucano | Brazil’s turboprop success story continues

Contém 96 páginas impressas em papel couchê 250g, capa semirrígida, formato de 21x28cm, 54 fotos coloridas e 28 perfis coloridos além de diversas tabelas. Texto em inglês.

AMX | Brazilian-Italian Fighter-Bomber

Contém 144 páginas impressas em papel couchê 250g, capa semirrígida, formato de 21x28cm, cinco fotos em preto e branco, 59 fotos coloridas, 39 perfis coloridos, quatro tabelas e dois mapas. Texto em inglês.

PORTAL DEFESANET


EMAER realiza reunião para discutir projetos estratégicos da FAB

Na ocasião, foram debatidos os Projetos F-39 Gripen e KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira

Ricardo Fan | Publicada em 23/05/2023 15:00

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), por meio da Sétima Subchefia, promoveu nos dias 17 e 18/05, a XV Reunião do Grupo Multidisciplinar de Acompanhamento da Implantação (GMAI), referente aos Projetos F-39 Gripen e KC-390 Millennium. O GMAI constitui-se em uma ferramenta de integração dos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB), proporcionando um melhor gerenciamento por parte do EMAER na implantação dos projetos em toda sua extensão e, ao mesmo tempo, otimizando a integração entre os diversos Órgãos de Direção Setorial (ODS) envolvidos.

A abertura dos trabalhos contou com a presença do Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini. Todos os ODS da FAB estiveram representados, o que significou mais de cinquenta stakeholders participantes da edição.

O dia 17 foi reservado ao F-39 Gripen. Além de todos os aspectos técnicos, logísticos e operacionais que envolvem a implantação da aeronave, houve destaque às obras de infraestrutura para apoiar a operação do novo vetor, em andamento na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

O Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, destacou o evento como uma oportunidade e ferramenta de atualização. “A reunião do GMAI é uma excelente ferramenta de governança para nossos projetos estratégicos, uma oportunidade única para nivelarmos conhecimento entre todos os atores envolvidos e nos anteciparmos aos problemas inerentes à implantação de sistemas complexos”, explicou.

Já no dia 18 de maio, os trabalhos foram dedicados à implantação na Base Aérea de Anápolis (BAAN) e na Base Aérea do Galeão (BAGL), do maior projeto militar da indústria aeroespacial brasileira: o KC-390 Millennium. A recente certificação da aeronave em sua versão Full Operational Capability (FOC) representou importante conquista, confirmando que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave consegue realizar todas as missões para as quais foi projetada.

O Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, falou sobre a importância da atividade. “Os debates que ocorrem durante a reunião do GMAI são muito valiosos para a COPAC, que gerencia os dois projetos, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo como um todo”, pontuou.

O Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, ressaltou que “a presença dos stakeholdersé uma excelente oportunidade para mostrar os detalhamentos do planejamento logístico, bem como melhor entender as dificuldades dos operadores, visando ao progresso da implantação dos projetos na FAB”, concluiu.

O evento também contou com a presença de todos os Oficiais-Generais do efetivo do EMAER, além do Diretor de Material Aeronáutico e Bélico, Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro.

FOLHA DE VITÓRIA


Esquadrilha da Fumaça dá rasante em praia e desenha até coração

Demonstração aconteceu em celebração ao aniversário de 488 anos da cidade. Apresentação foi a primeira no Espírito Santo desde 2007

Da Redação | Publicada em 24/05/2023 18:44

Os pilotos da Esquadrilha da Fumaça realizaram um verdadeiro show para o público que compareceu à Praia de Itaparica na tarde desta terça-feira (23). Ela foi uma das atrações do aniversário de 488 anos de Vila Velha e surpreendeu as pessoas com rasantes e até com o desenho de um coração no céu da cidade. 

O sol resolveu se esconder na tarde desta terça-feira, mas isso não desanimou as centenas de pessoas que compareceram ao espetáculo e se aglomeraram para assistir às acrobacias aéreas, que não perderam a beleza nem com o tempo nublado. 

As demonstrações começaram às 16h e duraram cerca de 50 minutos. Para a apresentação, foram utilizadas seis aeronaves  A-29 Super Tucano. 

Para receber a atração, o trecho entre a Avenida Estudante José Júlio de Souza até a Rua José Félix Cheim precisou ser interditado das 5h às 17h20, por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

A apresentação, que aconteceu na Praça do Ciclista, fechou as celebrações do aniversário do município, que contou também com o tradicional desfile cívico-militar em homenagem à data que marca a Colonização do Solo Espírito-Santense, e reuniu mais de mil alunos de escolas públicas da cidade, além da presença do governador Renato Casagrande e do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

Esta é a primeira apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Espírito Santo em 16 anos, a última vez que sobrevoaram os céus da cidade canela-verde foi em maio de 2007, também para celebrar o aniversário do município. 

A Esquadrilha da Fumaça é o nome popular utilizado foi criada ainda na década de 1940 por iniciativa de instrutores de voo da então Escola de Aeronáutica, que ficava na cidade do Rio de Janeiro. 

A função do esquadrão é difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira, justamente por meio das demonstrações ao público. 

OUTRAS MÍDIAS


ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – Base Aérea de Fortaleza sedia a IV Jornada Cearense de Foguetes


Da Redação | Publicada em 23/05/2023 17:47

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) sediou, no dia 20/05, a IV Jornada Cearense de Foguetes (JCF), evento que iniciou as comemorações dos 150 anos do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. A atividade foi realizada pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o 14º Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14º GEABEG) e com a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A abertura da Jornada contou com a presença do Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho, e do Organizador geral do evento, Francisco José Sampaio de Souza, o Diretor Institucional do 14º GEABEG.

O Comandante da BAFZ ministrou uma palestra sobre Santos Dumont e abordou a importância histórica do visionário brasileiro e seus notáveis feitos, como os Dirigíveis n°1 e n°6, o 14-bis e o Demoiselle. O Tenente-Coronel Aviador Lauro também incentivou os alunos a se inspirarem com a história de Santos Dumont. “Hoje, escolhi falar sobre um herói brasileiro que muito me inspirou e espero que ele também sirva de fonte de inspiração para todos vocês, estudantes e entusiastas da ciência. Santos Dumont fez uma diferença significativa na sociedade através de seus estudos e dedicação”, destacou o Oficial.

Em sua quarta edição, a JCF teve o objetivo de promover a divulgação científica, com ênfase na Astronáutica. Durante a Jornada, os jovens construíram foguetes utilizando garrafas PET e buscaram atingir o maior alcance possível. Os lançamentos foram realizados por escolas públicas e privadas, de 22 municípios do Ceará. Além das competições, a IV JCF também contou com exposições de aeromodelismo e maquetes de aviões da Força Aérea Brasileira, proporcionando um ambiente rico em conhecimento para um público de aproximadamente 500 pessoas.

“Nosso objetivo é desenvolver a capacidade de cada indivíduo através do método ‘aprender fazendo’, e a JCF proporciona exatamente essa experiência aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O evento envolve várias escolas públicas e privadas do Estado, além do grupo de escoteiros. Atualmente, contamos com a participação de 113 equipes, que nos motivam a realizar este evento, pois colaboramos para que esses jovens desenvolvam seu potencial no aprendizado prático e contribuam para o avanço científico e tecnológico da sociedade”, pontuou o Organizador geral do evento.

Confira a página especial de Santos Dumont

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou uma página especial que conta a história do primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar. O hotsite foi criado para concentrar todas as informações relativas à vida, obra e valores de Alberto Santos Dumont, desde fotografias, arquivos e vídeos, até livros e publicações. A Central de Conteúdo tem caráter dinâmico e será atualizada à medida que novidades e eventos acerca das comemorações do sesquicentenário do herói nacional forem sendo definidos pelo Comando da Aeronáutica.