SEGURANÇA DE VOO

CENIPA amplia prevenção por meio de instituições de ensino

Publicada em: 13/01/2012 08:30
Imprimir
Fonte: CENIPA

Umas das ferramentas de prevenção de acidentes aeronáuticos é a capacitação de pessoal realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Por conta do aumento do número de alunos decorrente do crescimento da aviação, o CENIPA começou, na década de 90, a homologar instituições de ensino para ministrar os cursos de Segurança de Voo (Módulo Prevenção) e Básico de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Atualmente, essas instituições podem estar no âmbito do Ministério da Defesa, ser de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação ou ligadas à aviação.

As instituições de ensino que tenham interesse em atuar como parceiras da segurança de voo devem consultar a NSCA 3-10, disponível no site do CENIPA, link Legislação, para saber como se candidatar. A homologação terá validade de 3 anos.

De acordo com o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Carlos Alberto da Conceição, “a formação de recursos humanos que atuam segundo o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos começou em 1968 e permitiu o avanço da aviação brasileira. Como a prevenção é responsabilidade de todos, o CENIPA sempre buscou ampliar o acesso à doutrina da prevenção, contando também com o apoio das instituições homologadas”.