ANIVERSÁRIO

Segundo Comando Aéreo Regional comemora 70 anos

Publicada em: 09/12/2011 11:57
Imprimir
Fonte: II COMAR

O Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) comemorou o aniversário de 70 anos. Criado pelo Decreto-Lei nº 3.762, de 25 de outubro de 1941, a unidade foi ativada em 8 de dezembro do mesmo ano.

Nesta semana (7/12), o II COMAR realizou uma cerimônia comemorativa, quando foram homenageados graduados, praças e servidor civil padrão. Personalidades do Estado de Pernambuco receberam a "Menção Honrosa Brigadeiro Eduardo Gomes", título honorífico instituído para as comemorações dos 70 anos, com a finalidade de cultivar os valores históricos da Aeronáutica no Nordeste, além de homenagear àqueles que contribuem com a instituição. Ainda durante a cerimônia, militares do efetivo do II COMAR foram condecorados com medalhas por tempo de serviço.

A Ordem do Dia alusiva ao evento chegou a cerimônia pelas mãos de militares do Batalhão de Infantaria Especial de Recife (BINFAE-RF), que desceram de rapel do terraço do prédio do comando. Na mensagem, o Major Brigadeiro do Ar Luis Antonio Pinto Machado, Comandante do II COMAR, pontuou os fatos marcantes que aconteceram na área de jurisdição da unidade, como o "batismo de fogo" da Força Aérea Brasileira, ocorrido em 1942: "uma de nossas aeronaves detectou, localizou e atacou um submarino italiano que navegava entre o arquipélago de Fernando de Noronha e o atol das Rocas." Destacou ainda as missões de ajuda humanitária realizadas no Nordeste e a capacidade operacional demonstrada quando da realização do Exercício CRUZEX, o maior treinamento militar aéreo na América do Sul.

Após a solenidade, o II COMAR apresentou a sua Unidade Celular de Intendência (UCI), a mais nova da FAB, que reúne barracas de alojamento, saúde, segurança e defesa, comando, rancho, módulo de banheiro e o Rodomapre.