EDUCAÇÃO

Universidade da Força Aérea e Universidade do Estado do Rio de Janeiro firmam parceria

Publicada em: 05/12/2011 14:11
Imprimir
Fonte: UNIFA

O Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza, e o Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ricardo Vieiralves de Castro, formalizaram a parceria do Centro de Memória do Ensino (CME/UNIFA) com o Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância (LIEPHEI/UERJ).

A parceria, aprovada pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), possibilita a associação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Militar (NIEPHEM), primeiro grupo de pesquisa da UNIFA, com o NIEPHEI, grupo de pesquisa do LIEPHEI, da UERJ. Como consequência, o NIEPHEM obteve o seu cadastro no CNPq, que é a instituição federal que controla todas as atividades de pesquisa no Brasil.

Desse modo, serão estabelecidas cooperações técnico-científicas, acadêmicas e culturais para a implementação de ações de caráter de ensino, de pesquisa, de extensão e de prestação de serviços em áreas de mútuo interesse, bem como a conjugação de esforços, a fim de se trocar informações acadêmicas e de se desenvolver projetos, estudos e serviços técnicos, de forma integrada.

Os alunos de graduação e de pós-graduação que frequentam o LIEPHEI/UERJ, bem como seus professores, realizaram sua primeira visita ao CME/UNIFA, recentemente. Na ocasião, os membros dos dois grupos se conheceram, apresentaram suas pesquisas e estabeleceram um plano de trabalho em conjunto.

O CME da UNIFA foi criado através da Portaria nº 127/CME, de 29 de dezembro de 2010, com a finalidade de promover estudos e pesquisas voltados para a escrita e a divulgação da história do ensino militar.