ORDEM DO DIA (2/12)

70º Aniversário do Serviço de Saúde da Aeronáutica

Publicada em: 02/12/2011 07:52
Imprimir
Fonte: COMGEP

Há setenta anos, o Pronto Socorro da Aviação Militar, situado no Campo de Aviação Militar dos Afonsos, era incorporado a recém criada Força Aérea Brasileira, tendo como Diretor o nosso Patrono o então Major Médico do Exército Ângelo Godinho dos Santos. Nascia assim o Serviço de Saúde da Aeronáutica, composto por médicos oriundos da Aviação Militar do Exército e da Aviação Naval.

Nestas sete décadas de serviços prestados à Família Aeronáutica, o Sistema de Saúde vem paulatinamente evoluindo e crescendo e hoje conta em seus diversos quadros, entre Oficiais, Graduados, Praças e Civis com aproximadamente 7000 homens e mulheres, todos tendo como sua missão precípua e fundamental à manutenção do efetivo em plenas condições de saúde física e mental, a fim de que possam garantir e proteger a soberania do Brasil.

A Diretoria de Saúde da Aeronáutica subordinada ao Comando Geral do Pessoal tem como objetivo a execução das diretrizes direcionadas nas áreas de saúde curativa, preventiva, operacional e aeroespacial, além de ser responsável por atividades periciais e de seleção e controle dos profissionais da Força Aérea Brasileira.

Dada a grande complexidade e multidisciplinariedade que envolve a saúde nos dias atuais, contamos com uma variadíssima gama de profissionais distribuídas num amplo espectro de especialidades, tais como: médicos, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e técnicos em diversas áreas de atuação.

Estes profissionais sempre estiveram lado a lado, ombro a ombro, compartilhando alegrias e dores com a corporação, desde os médicos e enfermeiros que acompanharam o Grupo de Caça na Itália, os que integraram as tripulações do CAN, àqueles que prestaram socorro aos nossos irmãos brasileiros mais necessitados nos remotos rincões do País, até os que participaram das Missões de Paz, como no Haiti.

Neste ensejo, vem a memória as numerosas comunidades atendidas em nossos Hospitais de Campanha, nas situações de calamidade ou nas contínuas ações cívico-sociais, como na catástrofe da Região Serrana do Rio de Janeiro e nas enchentes em Pernambuco.

Na área assistencial contamos com serviços de renome nacional como a Neurocirurgia e o Centro de Tratamento de Queimados do HFAG. Também destacamos a nossa Casa Gerontológica, que atingiu o reconhecimento pela comunidade cientifica internacional dado o seu nível de excelência.

Agora nos defrontamos com os desafios importantes, como o envelhecimento populacional e os altos custos gerados pelas novas tecnologias em saúde. Isto nos leva a repensar o modelo assistencial vigente, ainda calcado no especialista, o que encarece sobremaneira os gastos e gera iniqüidades, pois o ser humano é um todo único e indivisível, constituindo um complexo biopsícossocial.

Com este foco, o SISAU tem envidado todos os esforços para valorizar a importância do generalista como o fulcro do atendimento à saúde, bem como das atividades de prevenção e promoção a saúde.

Para isto foi criado o PASIN, que visa à integralidade do atendimento ao usuário e facilita a universalidade e a equidade de acesso ao Sistema de Saúde.

Outra meta que nos desafia é a evolução imposta pela tecnologia à Arma Aérea. Diante disto, o Sistema de Saúde, investindo e capitalizando seus conhecimentos no campo da Medicina Aeroespacial, prepara um avanço significativo de forma a estabelecer um novo nível de treinamento fisiológico das Equipagens de Combate, com a finalidade de capacitá-las para a execução das missões que lhes serão exigidas a partir da aquisição dos novos vetores de combate da Força no futuro.

A fim de lograrmos sucesso nesta nova empreitada, temos trabalhado no sentido de obter capacitação em diversos setores, incrementamos cooperações nacionais e internacionais, efetuamos aquisições de caráter estratégico e recebemos o apoio incondicional do Alto Escalão da Aeronáutica.

Assim sendo, agradecemos a responsabilidade, o profissionalismo e o senso do dever cumprido destes homens e mulheres que dedicam diuturnamente nos ambulatórios, nas longas horas no centro cirúrgico, nos plantões, nas missões operacionais e de misericórdia,...Pois vocês, Guerreiros de Saúde da Aeronáutica, são o cerne e a espinha dorsal deste Sistema.


Ten Brig Ar ANTONIO GOMES LEITE FILHO
Comandante-Geral do Pessoal