ÁGATA 3

Operação mobiliza aeronaves da Força Aérea na região de fronteira

Ação conjunta das Forças Armadas acontece ao longo de 6 mil quilômetros da fronteira do Brasil com a Bolívia e o Peru
Publicada em: 21/11/2011 20:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea





A movimentação de aeronaves militares na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, quadriplicou nos últimos dias. Helicópteros, caças, aviões de transporte e de reconhecimento da Força Aérea Brasileira vieram de vários esquadrões do país para cumprir uma missão real. A frota de asas rotativas e fixas compõe a Força Aérea 107 (FAC 107), responsável pelo emprego dos meios aéreos na Operação Ágata 3, deflagrada nesta terça-feira, 22. A mobilização de mais de 50 aeronaves e de cerca de 3.500 militares da FAB está sob o comando do Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, em Porto Velho. “Porto Velho está estrategicamente posicionada em relação à área de atuação porque teremos aeronaves operando também em Campo Grande, Cuiabá, Vilhena e Rio Branco”, explica o Comandante da FAC 107.

A terceira edição da Operação Ágata, uma ação conjunta entre Marinha, Exército e Aeronáutica, órgãos federais e estaduais vai intensificar a fiscalização ao longo de mais de seis mil quilômetros da fronteira com a Bolívia e Peru. A faixa de atuação vai de Bahia Negra, no Mato Grosso do Sul até Tabatinga, no Amazonas. O principal objetivo é combater o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, além dos ilícitos ambientais e fiscais, como o contrabando e o descaminho, crimes comuns nas regiões de fronteira.

Durante a operação, haverá patrulhamento naval na calha dos rios, bloqueio e controle de estradas, fiscalização de aeroportos e aeródromos, interdição de pistas de pouso clandestinas e interceptação de aeronaves suspeitas. Sob a coordenação do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, a Operação Ágata 3 também incluirá ações cívico-sociais que levarão assistência médica e odontológica à população carente.

A Ágata 3 faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal. A primeira operação do tipo ocorreu em agosto, na Região Amazônica. A segunda foi realizada na fronteira Sul, em setembro. Desta vez, o comando da Operação Conjunta fica em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Também participam das operações a Receita Federal, o IBAMA, a ANAC os Departamentos de Polícia Federal e de Polícia Rodoviária Federal, bem como a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Força Nacional de Segurança Pública.