PATRIMôNIO HISTóRICO
INCAER se prepara para nova sede em Brasília (DF)
A Força Aérea Brasileira (FAB) deu um importante passo rumo à modernização do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) com a apresentação das futuras instalações em um hangar histórico localizado em Brasília (DF). A reestruturação visa consolidar a preservação da cultura e da história da Aeronáutica, ampliando a capacidade de atuação e o acesso ao patrimônio aeronáutico nacional.
Na manhã desta quinta-feira (17/07), os membros do Conselho Superior do INCAER foram recebidos para uma visita técnica às novas instalações, que contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. O Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, explicou o propósito do encontro e ressaltou a importância do espaço que será ocupado pelo Instituto.
“O objetivo hoje foi trazer os membros do Conselho Superior do INCAER para visualizarem as futuras instalações da nova sede do INCAER em Brasília. Esse hangar é histórico e vai comportar as instalações futuras do Instituto. Teremos aqui instalados todos os setores da cultura da Aeronáutica brasileira”, afirmou o oficial-general.
O novo espaço proporcionará uma infraestrutura moderna e adequada para abrigar diferentes setores, com cada seção moldada para as especificidades de sua atividade, além de um mezanino que irá comportar sala de reuniões com isolamento acústico e visão da pista de pouso do Aeroporto de Brasília.
A iniciativa também fortalece o Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (SISCULT), criado em 2010 com a missão de coordenar, orientar e difundir ações culturais no âmbito da FAB. A nova sede do INCAER será o núcleo de referência do Sistema, com infraestrutura moderna, preservando, ao mesmo tempo, o valor simbólico e histórico do local.