PROFESP

Guarnição de Aeronáutica de Manaus retoma Programa Forças no Esporte

O PROFESP é destinado a atender crianças e jovens, de ambos os sexos, a partir de seis até os 18 anos, em situação de vulnerabilidade social
Publicada em: 23/05/2023 17:15
Imprimir
Fonte: VII COMAR
Edição: Agência Força Aérea

Com o apoio do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), o Programa Forças no Esporte (PROFESP) foi retomado, no dia 17/05, na Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAE-MN). Na cerimônia de abertura, os beneficiários foram recebidos com um café da manhã e, logo após, participaram da aula inaugural com a presença do Comandante do VII COMAR, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, e de autoridades das Organizações Militares apoiadoras do Programa.

Na sequência, foram apresentados à equipe de monitores, de instrutores e de coordenadores, composta por militares e civis voluntários. Ao término do evento, todos os participantes fizeram uma visita às aeronaves militares sediadas em Manaus, assistiram à apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Manaus (BAMN) e passaram pelo tradicional Banho de Batismo.

Na ocasião, o Coordenador do Núcleo do Programa, Capitão Especialista em Armamento Marcos Gaetner, palestrou sobre a origem do Programa, seu desenvolvimento no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), a rotina do Núcleo PROFESP do Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN), suas particularidades, os resultados alcançados e suas atribuições na operacionalização das atividades desenvolvidas. Ao fim da apresentação, o Capitão ainda agradeceu a todos os agentes participativos do Programa.

O Comandante do VII COMAR destacou a importância do esporte na vida dos cidadãos e enfatizou seu sentimento de orgulho em contribuir para o crescimento social dos jovens beneficiados.  "A felicidade é o norteador para o futuro de cada um de vocês. Que os valores da Força Aérea possam inspirá-los em suas decisões e escolhas, mas é vital que sejam felizes em qualquer atividade que façam", pontuou.

Programa Forças no Esporte

O PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Na GUARNAE-MN, o Programa foi implantando em 2018, e atualmente está sob a égide do GAP-MN, sob a Coordenação Regional do VII COMAR, atendendo a aproximadamente 100 crianças.

As atividades educacionais, esportivas e físicas do PROFESP destinam-se a promover o acesso à prática do esporte educacional, valorizando o desenvolvimento integral de seus beneficiados, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Seu público-alvo abrange crianças, jovens e adolescentes, de 6 a 18 anos, preferencialmente em áreas de vulnerabilidade e risco social, e regularmente matriculados na rede pública de ensino.

Fotos: Soldado Moré / VII COMAR