PASSAGEM DE COMANDO

Escola Superior de Defesa tem novo Comandante

O Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos passou o cargo de Comandante da ESD para o Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, nessa sexta-feira (31), em Brasília (DF)
Publicada em: 01/04/2023 17:57
Imprimir
Fonte: ESD, por Tenente Cristiane dos Santos
Edição: Agência Força Aérea

A Escola Superior de Defesa (ESD) está sob novo comando. O Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos passou o cargo de Comandante da ESD para o Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, nesta sexta-feira (31/03), em Brasília (DF). O Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHEC), General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, presidiu a solenidade. O evento foi prestigiado por Oficiais-Generais das Forças Armadas, Ministros, Embaixadores, dentre outras autoridades.

Em homenagem ao Vice-Almirante Rohwer, o General de Exército Guilherme fez a leitura da Referência Elogiosa ao antigo Comandante da ESD. Ele enumerou as atividades, conquistas e evolução da Escola ao longo de quase dois anos. “Recebeu uma das mais nobres missões, que seria preparar o antigo Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) e inaugurar a ESD. Como primeiro Comandante da Escola Superior de Defesa, nas alegrias, nas realizações e nos desafios enfrentados, notamos a evolução ocorrida na ESD, visível em tão pouco tempo de comando e sob as restrições normais de toda forma. O dinamismo, a capacidade de trabalho e a dedicação na condução contribuíram significativamente para esse resultado”, declarou. 

Após quase dois anos à frente da ESD, o Vice-Almirante Rohwer deixa a ESD para assumir a Vice-Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa. “Ao adentrar pela primeira vez nessas belíssimas instalações, para assumir o cargo de Comandante do então Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG), no dia 12 de abril de 2021, tive a certeza quer seria uma missão muito desafiadora. Porém, ao ver o brilho nos olhos de cada um dos homens e mulheres, que aqui labutaram, também tive a convicção que conseguíamos ter sucesso, na nobre missão de criar a ESD”, discursou o Vice-Almirante.

Integrando a solenidade de despedida da ESD, ocorreu a inauguração do retrato do Vice-Almirante Rohwer na Galeria dos Comandantes da ESD. Na ocasião, o antigo comandante recebeu a insígnia que o acompanhou durante sua jornada na Escola.  

Novo Comandante

Ao assumir o Comando da ESD, o Major-Brigadeiro Codinhoto falou das expectativas com o novo cargo. “Eu tenho duas sensações bastante nítidas, uma de honra e outra de compromisso, por assumir este importante cargo, nesta Escola ímpar da estrutura do Ministério da Defesa. Honra, pela confiança por mim depositada por conduzir uma equipe altamente qualificada e conduzi-la no cumprimento da missão. E, responsabilidade ao entregar valores que agreguem e reforcem o preparo para a Defesa nacional do País”, declarou.

Antes da ESD, exercia a função de Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica. O Oficial-General incorporou às fileiras da Força Aérea Brasileira (FAB) em 9 de dezembro de 1988, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Dentre os diversos cursos realizados, destacam-se o Curso de Política Externa para Altos Funcionários da Administração Pública (MRE), MBA em Gestão de Processos Logísticos (UFF), Curso Superior de Defesa (ESG), Curso de Especialização em Gestão Internacional (COPPEAD) e Curso de Política e Estratégia Marítima (EGN), além de diversos cursos operacionais.

Dentre as funções exercidas, destacam-se o Comando do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió; Chefia da Assessoria de Organização, Doutrina, Ensino e Operações do Gabinete do Comandante da Aeronáutica; Comando do Corpo de Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); Comando da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR); Comando da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica; foi Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Paraguai; Subcomandante da Escola Superior de Guerra, dentre outras.

O novo Comandante da ESD possui mais de 20 condecorações, como a Ordem do Mérito Tamandaré, Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Aeronáutico, Ordem do Mérito Judiciário Militar, todas no Grau Grande-Oficial, e a Medalha Militar de Ouro com passador de platina, em referência aos mais de 40 anos de serviço.

Fotos: Sargento Da Rocha e Soldado Pedro Lucas/ ESD