APRESENTAÇÃO MUSICAL

Orquestra Sinfônica da FAB homenageia Especialistas com concerto

Apresentação musical foi realizada nessa quarta-feira (29/03), no Teatro Poupex, em Brasília (DF)
Publicada em: 31/03/2023 08:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane Ribeiro
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Ten Alvarez

Em uma noite musical e simbólica, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) celebrou, nessa quarta-feira (29/03), o Dia do Especialista de Aeronáutica com uma apresentação musical. O espetáculo foi promovido pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) e aconteceu no Teatro da Poupex, em Brasília (DF). 

O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e foi prestigiado por Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; por Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB; dentre outras autoridades militares e civis.

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou o evento como forma de homenagear os Especialistas por meio da música. "Estamos encerrando com essa belíssima apresentação as comemorações do Dia do Especialista. É mais uma forma de homenagearmos os nossos militares. Não posso deixar de citar também, o mestre da Orquestra, nosso grande Tenente Rezende, uma pessoa que sonhou com a FAB e dedicou-se para construção da OSFAB. A emoção, a vibração, a força, o amor à música e, principalmente, o amor às pessoas que compõem a Orquestra é algo fantástico e nós não poderíamos deixar de nos orgulharmos da pessoa que ele é: 'Um grande Especialista' ", discursou.

O Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, garantiu que promover o evento foi um prazer. "Da mesma maneira que temos os nossos Especialistas da Aviação, temos também os Especialistas que estão ao lado dos médicos, que apoiam e ministram instruções na formação dos novos militares. Essa homenagem foi muito justa, e nós só temos a agradecer àqueles que estão nos ladeando e que formam o conjunto de todo eficaz", disse.

Ineditismo

Na apresentação, a OSFAB foi composta por 70 músicos e incluiu um repertório musical que transitou do erudito ao popular. Além disso, de forma inédita, a Orquestra foi integrada por gaitas de fole e executou amazin grace, uma das composições mais famosas do mundo.

O Regente da Orquestra, Tenente Especialista em Música Paulo César Ramos Rezende, afirmou que a apresentação foi um momento oportuno de poder entregar música com qualidade, feita por Especialistas, nessa data tão especial, a fim de homenagear todos os Especialistas da Força Aérea Brasileira. "Foi uma oportunidade única, pois houve oportunidade de introduzir gaitas de fole, dentro de um concerto com a Orquestra Sinfônica.  No evento, os músicos da Banda do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) também tocaram gaitas de fole, em conjunto com nossos Especialistas. "Normalmente são utilizadas as gaitas quando ocorre cerimonial, em desfiles ou grandes formaturas. Dessa vez, foi um desafio juntar gaitas de fole com orquestras, mas deu certo e funcionou tudo com muita harmonia.", declarou.

Quem assistiu, garantiu que a apresentação foi emocionante e cativante do início ao fim. "A noite foi incrível, a gente fica sensibilizada, paralisada, com tantos músicos e profissionais competentes, capacitados. Eles conseguem arrancar da plateia uma sensação maravilhosa", destacou Kenia Castro Sena, que prestigiou a apresentação, ao lado do primo, que é Especialista.

Já o Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília, Suboficial Almir Lopes de Castro, ressaltou a simbologia de ter Especialistas tocando para Especialistas, em uma homenagem tão emocionante. "Então, devemos valorizar e agradecer ao Tenente-Brigadeiro Damasceno, ao Major-Brigadeiro Darolt por ter conduzido, com maestria, todos esses eventos e ao Alto-Comando da Aeronáutica, por prestigiar-nos", agradeceu.

OSFAB

A OSFAB é a primeira e única orquestra das Forças Armadas Brasileiras. É composta por 125 militares, que têm como missão principal realizar apresentações musicais em âmbito nacional e internacional, a fim de difundir a imagem institucional da FAB.

Confira aqui o vídeo da reportagem na íntegra.

Veja também o álbum de fotos do evento, disponível no flickr.

Fotos: Sargento Figueira / CECOMSAER
Vídeo: Sargento Neris / CECOMSAER

imagens/original/45257/230329FIG0175_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/45257/230329FIG0230_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/45257/230329FIG0291_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/45257/230329FIG0437_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/45257/230329FIG0485_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/45257/230329FIG0711_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/45257/230329FIG0742_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/45257/230329FIG0756_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/45257/230329FIG0817_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/45257/230329FIG0873_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/45257/230329FIG0875_Samuel_Figueira.jpg