QUALIFICAÇÃO

COMARA proporciona cursos de qualificação profissional para soldados

A Organização Militar fez parceria com o SENAI e, em 2023, conseguiu disponibilizar mais dois cursos
Publicada em: 30/03/2023 13:48
Imprimir
Fonte: COMARA, por Suboficial Jean
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

Integrar e desenvolver têm sido os grandes focos da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), tanto na área de recursos humanos, quanto nas atividades operacionais de projetar, construir e recuperar aeroportos por todo o país.

Para que essas ações se concretizem, faz-se necessário um investimento a curto, médio e longo prazo. A COMARA compreende que seu ativo mais precioso são as pessoas, isso porque são elas que movem a organização, realizam atividades, desenvolvem estratégias e são as principais responsáveis pelo sucesso.

Dentro dessa perspectiva, desde 2021, a Unidade tem oferecido diversos cursos de capacitação para seus soldados. A Organização Militar (OM), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em 2023, conseguiu disponibilizar mais dois cursos com alta empregabilidade no mercado de trabalho.

Os cursos de mecânico de motor a diesel e de eletricista de automóveis ocorreram no primeiro trimestre de 2023. As capacitações fazem parte do Projeto Social “Soldado-Cidadão", já tradicional Programa do Ministério da Defesa. Para esses dois cursos, a COMARA contemplou 40 soldados, buscando repetir ou superar o maior quantitativo possível de militares habilitados nos anos anteriores.

Para o Soldado Marcos Vinícius Corrêa Santos, aluno do curso de eletricista de automóveis, a capacitação é muito importante. "O curso agregou um novo conhecimento que pode me ajudar tanto dentro da FAB quanto fora da caserna. A didática do professor me ajudou muito nas aulas teóricas e práticas", afirmou.

Grande parcela da juventude é confiada às Forças Armadas no que diz respeito à formação militar. Para a COMARA, o projeto é de suma relevância, pois além de aproveitar os novos conhecimentos para o cumprimento da missão da OM, o desenvolvimento profissional do seu efetivo dignifica e colabora com a integração social e com o desenvolvimento da nação.

Fotos: Acervo COMARA