PROCESSO SELETIVO

FAB abre inscrições para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar

São 140 vagas para candidatos do sexo masculino e feminino. As inscrições terão início no próximo dia 4 e seguem até o dia 20 de abril
Publicada em: 28/03/2023 14:39
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou as Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) para o ano de 2024, realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Para este certame, serão disponibilizadas 140 vagas para ambos os sexos, das quais, 28 são reservadas a negros. As inscrições terão início às 10h do dia 04/04/2023 e terminarão às 9h do dia 20/04/2023, no horário de Brasília, e poderão ser feitas por meio do site www.fab.mil.br/ingresso. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.

O processo seletivo é composto de provas escritas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Redação, além de Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar (para candidatos negros que optarem pelo sistema de reserva de vagas) e Validação Documental. As provas escritas ocorrerão no dia 02/07/2023.

CPCAR

O CPCAR destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O curso terá duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar.

As disciplinas ministradas no Campo Geral são as previstas nos Cursos do Ensino Médio Regular no país, conforme orientações emanadas do Ministério da Educação (MEC) para o referido nível de ensino em sua Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e legislação complementar, bem como de disciplinas que servirão de base aos estudos subsequentes na Academia da Força Aérea.

Clique aqui e conheça os detalhes das Instruções Específicas para o Exame de Admissão.

Foto: Sargento Batista / FAB