LOGÍSTICA

PAMA-SP assina contrato de suporte logístico para as aeronaves H225M

O acordo vai fornecer equipamentos aos helicópteros que integram as frotas da Marinha e da FAB
Publicada em: 23/03/2023 21:37
Imprimir
Fonte: PAMA-SP, por Tenente Tatiana Quadros
Edição: Agência Força Aérea, por Asp Gabrielle Varela - Revisão: Capitão Alcoforado

No dia 17/03, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), foi assinado o contrato de suporte logístico para os motores Makila 2A1 e APU SAPHIR 20, que equipam os helicópteros H225M das Forças Armadas do Brasil.

O acordo foi celebrado entre a Empresa Safran Helicopter Engines, representada pelo Diretor-Geral, François Haas, e o Ministério da Defesa, por intermédio do Comando da Aeronáutica (COMAER), representado pelo Diretor Interino do PAMA-SP, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes.

O contrato não apenas resulta da parceria estratégica entre o Brasil e a França, como também revela sua importância logística para a garantia da aeronavegabilidade dos equipamentos fornecidos pela SAFRAN ao Projeto H-XBR. Dessa maneira, os helicópteros são atendidos e cobertos por serviços logísticos e de manutenção como aquisição de materiais, contratação de assistência técnica, fornecimento de suprimento e serviços específicos, custeados de acordo com a quantidade de horas voadas ou ainda ciclos consumidos. Com isso, as Forças Armadas ganham em elevado nível de disponibilidade de suas aeronaves, maior capacidade de combate e a manutenção da operacionalidade dos seus meios estratégicos.

O Diretor Haas, por ocasião da assinatura do contrato, falou sobre a relevância da parceria: "Estava aguardando esse momento por muitos anos; eu estive presente na assinatura do primeiro contrato logístico firmado entre as partes em 2008, e agora fiz questão de assinar mais um contrato 15 dias antes da minha aposentadoria", destacou o diretor francês.

Testemunharam, também, esse momento o gestor do Contrato da SAFRAN, Giuliano Cabral, Diretor do PAMA-SP, Coronel Rodrigues, e o Chefe do Escritório de Gestão Logística (EGLOG), Tenente-Coronel Renato Pereira Vieira.

Ao final do encontro, o Coronel Rodrigues encerrou a reunião agradecendo a fidelidade e a maneira como a SAFRAN tem se comprometido com os trabalhos prestados ao longo de todos esses anos de parceria.

Fotos: Soldado M. Lima / PAMA-SP