AULA INAUGURAL

Comandante do COMGAP profere Aula Inaugural aos Cadetes da AFA

Na oportunidade, o Comandante apresentou a missão da AFA, falou sobre sucesso e respeito
Publicada em: 21/03/2023 11:12
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Amanda Andrioti
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, no dia 17/03, a Aula Inaugural dos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica. A aula foi ministrada pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, acompanhado do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior. Os Oficiais-Generais foram recebidos pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso.   

O Comandante do COMGAP apresentou a missão da AFA e falou sobre valores. “O objetivo hoje é falar de sucesso, que para alcançar requer muito esforço! Ressalto a importância e os atributos dos valores e condutas esperadas para se tornar um líder, o qual portará o Símbolo do Oficialato, a Espada. São os valores preservados: amor à profissão, hierarquia, disciplina, coragem, espírito de corpo, dignidade, dever de cidadão, patriotismo, fé na missão e amor à verdade. É um conjunto de características e princípios éticos que balizam os aspectos morais de conduta, eles são inegociáveis”, falou. Ainda enfatizou alguns tipos de condutas esperadas para o sucesso na carreira, como: resiliência, empatia, aprimoramento e adaptabilidade. O Oficial-General compartilhou também um pouco da sua ampla experiência na gestão militar e deixou como conselho: “ser fiel aos valores não tem preço, pois não há dinheiro no mundo que pague sua dignidade. E acima de tudo, seja respeitoso, saiba pensar, falar e agir com nexo e uniformidade”, finalizou.

Ao final, o Comandante da AFA, Brigadeiro Gobett agradeceu ao Tenente-Brigadeiro Farcic por proporcionar um momento de aprendizado. Na oportunidade, o líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), o Cadete Aviador Klayber Augusto Pedrotti, e a líder da Intendência, a Cadete Intendente Milena Zambaldi do Nascimento Lara, realizaram a entrega do certificado e uma placa de agradecimento ao Comandante do COMGAP.

Após a palestra, foi realizada a Parada Diária no pátio do CCAer, presidida pelo Tenente-Brigadeiro Farcic, que acompanhado do Major-Brigadeiro Sérgio Bastos e do Brigadeiro Gobett, foram recebidos pelo Comandante do CCAer, Coronel Aviador Allan Domingues de Mendonça. Também estavam presentes os Comandantes e Chefes da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS), que puderam apreciar os gritos de guerra dos Esquadrões e o desfile militar.

Fotos: Soldado João Oliveira / AFA

 

Assunto(s): , , ,