SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

Tenente-Brigadeiro Joseli assume presidência do STM

Sessão solene ocorreu nessa quinta-feira (16/03)
Publicada em: 17/03/2023 20:09
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Nessa quinta-feira (16/03), em Sessão Solene realizada no Superior Tribunal Militar (STM), localizado em Brasília (DF), o Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo tomou posse no cargo de Presidente do STM e, como Vice-Presidente, assumiu o Ministro José Coelho Ferreira.

Na cerimônia, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Tenente-Brigadeiro Joseli destacou os 45 anos de sua vida militar na Força Aérea Brasileira (FAB), durante os quais ocupou grandes cargos.

“Essa cerimônia me fez lembrar o momento em que entrei na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, pois foram vários desafios e funções importantes para as quais fui designado, mas, principalmente, o desejo de ser militar. Então, ao chegar aqui, sinto-me orgulhoso pela confiança que a mim foi confiada”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Joseli.

O, agora, Presidente do STM, também relembrou o trabalho no Tribunal e salientou a importância da Segurança Jurídica e da Justiça Militar para a manutenção da soberania, afirmando, assim, que assume a presidência do Órgão com a mesma emoção do início de sua carreia. “A atuação da Justiça Militar da União é parte de um esforço conjunto para a firme reafirmação de nossa democracia. O Brasil é um país que luta para ser grande, por isso, devemos lutar para o fortalecimento dos valores de solidariedade, empatia e compromisso com os mais pobres”, finalizou.

O Ministro do STM, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino saudou os empossados e salientou que, agora, a Corte adiciona mais uma página de salutar importância nesses 215 anos de história do Tribunal. “Registro a honra de formular esta saudação. A sua posse se reverte de conotações próprias e simples que o fizeram chegar à presidência desta Corte. Pelas suas formações aeronáuticas, sabe vencer a resistência do ar, assim, lide com as naturais turbulências como sempre fez: com mãos firmes no manche, e atue com a assertividade de quem conhece a Justiça Militar da União”, disse.

A solenidade contou, ainda, com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Rosa Weber; do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Alexandre de Moraes; e do Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Também prestigiaram o evento, os Comandantes das Forças Armadas Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, bem como o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.

Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo

Praça de 1° de março de 1969, foi declarado Aspirante a Oficial em dezembro de 1975. Em sua carreira militar foi comandante da Base Aérea de Salvador (BASV); Adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Argentina; Assessor-Chefe para Assuntos de Aeronáutica na Subchefia Militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e Secretário de Coordenação e Assessoramento Militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. No STM, atuou por oito anos como Ministro, até chegar ao cargo máximo de Presidente do Superior Tribunal Militar. 

Clique aqui e assista ao vídeo da cerimônia.

Fotos: Odair Freire / STM

Vídeo: Sargento Renata/CECOMSAER