OPERAÇÃO YANOMAMI

Comando Conjunto presta apoio à Força Nacional do SUS na operação Yanomami

O apoio logístico ocorreu neste sábado (11/03)
Publicada em: 12/03/2023 09:28
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), neste sábado (11/03), por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), prestou apoio aéreo logístico com transporte pessoal e material, ao programa federal Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), do Ministério da Saúde, em Roraima. Seis comunidades indígenas devem ser assistidas pelos profissionais. 

A Força Nacional do SUS, nesta missão, conta com 17 profissionais, divididos em seis equipes, a maioria composta por um médico e dois enfermeiros. As áreas que receberão essas equipes são: Auaris, Palimiú, Surucucu, Waputha, Maloca Paapiú e Yarotobi. 

Hoje, as equipes estão recebendo capacitação sobre os fluxos de atendimento no contexto da saúde indígena, incluindo fluxogramas, notificações, testagem e manejo clínico dos agravos mais encontrados na terra indígena Yanomami. 

Força Nacional do SUS

Criada em 2011, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde é um programa de cooperação, com medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

Fotos: Müller Marin / CECOMSAER 

imagens/original/45156/230311MUL8289_Mu?ller_Marin_(1).jpg
imagens/original/45156/230311MUL8313_Mu?ller_Marin_(1).jpg