MEDALHA MÉRITO DESPORTIVO MILITAR

Militares da FAB recebem Medalha Mérito Desportivo Militar

A cerimônia foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, que concedeu a comenda a 78 personalidades, dentre eles 40 militares da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 12/03/2023 18:24
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

Com o objetivo de incentivar o esporte nacional, o Ministério da Defesa (MD) homenageou, nesta sexta-feira (10/03), 78 personalidades e entidades militares, civis, brasileiras e estrangeiras que se destacaram em competições desportivas nacionais e internacionais ou que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do país.

Na cerimônia, 40 militares da FAB receberam a condecoração e, na categoria de "Instituições", o Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) também foi agraciado.

Com esta comenda, também foram homenageados o Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida e o Comandante da Universidade da Força Aérea, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar. Dentre os agraciados, destacam-se as militares do programa de atletas de alto rendimento Sargento Priscila Cristina Cavalcante de Souza; bem como da modalidade pentatlo aeronáutico Tenente Andressa Midori.

Em seu discurso, o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho - que presidiu a solenidade - disse que os atletas militares representam muito mais que suas próprias histórias esportivas, uma vez que levam consigo divisas, postos e graduações. Dessa forma, o Ministro salientou a participação da delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio, quando um número significativo de atletas e de medalhas pertencia a um grupo de desportistas militares.

“A Marinha, o Exército e a Aeronáutica conduzem tradicionais e salutares competições internas, em todos os níveis, unindo, assim, seus quadros e aprimorando capacidades de enfrentar desafios e de competir com respeito e com lealdade”, ressaltou o Ministro da Defesa.

A cerimônia, que ocorreu no Terceiro Comando Aéreo Regional, no Rio de Janeiro (RJ), contou com a presença do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Marcos Sampaio Olsen; do Comandante do Exército Brasileiro, General-de-Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigue de Aguiar Freire, além de Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Medalha Mérito Desportivo Militar

A honraria, concedida pelo Ministério da Defesa, destina-se a agraciar militares das Forças Armadas, policiais, bombeiros militares e civis brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais. É concedida, do mesmo modo, a organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do país ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento das suas missões constitucionais.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Lucas / CECOMSAER

imagens/original/45155/10.jpeg
imagens/original/45155/5.jpeg
imagens/original/45155/6.jpeg
imagens/original/45155/7.jpeg
imagens/original/45155/9.jpeg
imagens/original/45155/WhatsApp_Image_2023_03_11_at_18.04.10.jpeg
imagens/original/45155/WhatsApp_Image_2023_03_11_at_18.04.25.jpeg
imagens/original/45155/WhatsApp_Image_2023_03_11_at_18.08.57.jpeg