AULA MAGNA

Comandante da FAB ministra aula magna na UNIFA

O evento contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto Comando e demais Oficiais
Publicada em: 10/03/2023 20:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou, nessa quinta-feira (09/03), a aula magna da Universidade da Força Aérea (UNIFA). O evento - realizado no campus da Universidade, no auditório Marechal Fontenelle - marcou o início das atividades para o ano de 2023.

A solenidade contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto Comando, do efetivo da UNIFA e alunos do Programa de Pós-Graduação da Universidade. Bem como alunos da Escola de Comando Estado Maior da Aeronáutica e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica

Na sequência, o Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, deu as boas-vindas ao Comandante da Aeronáutica. “Em nome de todo o efetivo desta guarnição da Aeronáutica, gostaria de agradecer ao Comandante pela disposição de vir aqui compartilhar conosco seus conhecimentos e diretrizes, que, com certeza, contribuirão para a continuidade desse processo de capacitação tão importante na gestão estratégica do pessoal do Comando da FAB”, proferiu. 

Em seguida, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno iniciou o ano letivo com a Aula Magna, na qual foi apresentada a Diretriz do Comandante. “É uma satisfação estar de volta à Universidade da Força Aérea Brasileira e a oportunidade ímpar em apresentar, na condição de Palestrante da Aula Magna do campus, a diretriz de Comando para os próximos quatro anos”, pontuou o Comandante.

Na oportunidade, a doutoranda do Curso de Ciências Aeroespaciais (PPGCA), Tenente-Coronel Intendente Amanda Vidal Pedinotti, homenageou o Comandante com a entrega de uma lembrança. 

UNIFA

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) conta com dois Programas de Pós-Graduação stricto sensu: em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) e em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO). Em 2023, ingressarão ao PPGCA 24 mestrandos e 14 doutorandos; no PPGDHO estão sendo recebidos 15 mestrandos.

O PPGCA, que possui os Cursos de Mestrado e Doutorado Profissionais, atingiu a nota máxima em sua área de avaliação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), honrando o objetivo para o qual foi criado, ou seja, o de entregar para o Comando da Aeronáutica (COMAER) profissionais capacitados e produção técnica de alto nível, como resultado de pesquisas para a solução de problemas complexos. Além disso, o Programa está levando a cabo sua política de internacionalização com missões de pós-doutorado e doutorado-sanduíche no exterior que têm sido aprovadas por meio de parcerias entre a CAPES e o Ministério da Defesa (MD) e por missões PLAMENS.

O PPGDHO, que possui Curso de Mestrado Profissional, conta com parcerias com a Marinha do Brasil (MB) e o Exército Brasileiro (EB), e está se consolidando a nível nacional. Em 2023, o Programa apresentará proposta de criação do seu Curso Lato Sensu em Desempenho Físico do Combatente.

Campanha Institucional da FAB 2023

Na ocasião, os presentes também assistiram ao vídeo da Campanha Institucional da FAB 2023, que tem por tema: “Você sabe a força que tem?”. A campanha mostra a FAB no seu sentido operacional, com a sua nobre missão de  defender, controlar e integrar o país em toda a sua extensão territorial.

Clique aqui e confira o vídeo da matéria.

Fotos: Sargento Viegas/ Cecomsaer.

Vídeo: Sargento Lucas Nunes/ Cecomsaer.

Texto: Tenente Eniele Santos e Aspirante Mônica Lopes/ Cecomsaer.

imagens/original/45143/1.JPG
imagens/original/45143/2.JPG
imagens/original/45143/3.JPG
imagens/original/45143/5.JPG
imagens/original/45143/6.JPG
imagens/original/45143/8.JPG