NOTA DE FALECIMENTO

FAB lamenta falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcus Herndl

Oficial-General ingressou na FAB em 1956 e exerceu importantes cargos e funções
Publicada em: 08/03/2023 13:38
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcus Herndl, aos 85 anos, ocorrido nesta quarta-feira (08/03), no Hospital do Coração (HCor), em  São Paulo (SP).

O Tenente-Brigadeiro Herndl ingressou na FAB em 03 de março de 1956. Formou-se Oficial em 18 de dezembro de 1958 e ocupou importantes cargos e funções, dentre os quais: Oficial de Suprimento do 1º/10º GAv; Comandante da Esquadrilha de Adestramento da Base Aérea de São Paulo; Chefe do Grupo de Trabalho para Concepção, Projeto e Construção da Base Aérea de Anápolis; Assessor-Chefe da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional; Secretário da Comissão de Coordenação da Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (COPRON); Adjunto da Seção de Operações do Estado-Maior da Aeronáutica; Chefe da Seção de Planejamento Plurianual do Estado-Maior da Aeronáutica; Chefe da Seção de Política, Estratégia e Doutrina do Estado-Maior da Aeronáutica; Membro do Grupo Executivo para Implantação do Centro de Operações Aeroestratégicas (GECOA); Chefe da Seção de Planejamento Orçamentário do Comando-Geral do Ar (A-5); Chefe da Seção de Operações do Comando-Geral do Ar (A-3); Chefe da Secretaria da Comissão de Promoções de Oficiais da Aeronáutica (SECPROM); Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro; Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas; Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica; Presidente da Comissão de Promoções de Oficiais e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

No exterior, exerceu os cargos de Adido das Forças Armadas junto à Embaixada do Brasil no Panamá; Diretor Honorário em Residência da Inter-American Air Force Academy; Presidente do Conselho Supervisor do Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), dentre outros.

Sua última função foi como Ministro do Superior Tribunal Militar, onde permaneceu entre 2000 e 2007. 

Possuiu mais de 5.500 horas de vôo, em mais de 21 tipos diferentes de aeronaves entre propulsão convencional e a reação. É membro eleito da Academia Brasileira de Engenharia Militar.

O corpo será transportado, por volta das 15h de hoje (08/03), de São Paulo (SP) para Goiânia (GO). O velório ocorrerá ainda hoje, no Cemitério Jardim das Palmeiras (GO), após a chegada do corpo. O sepultamento deverá ocorrer amanhã (09/03). 

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ao expressar seus sentimentos à família e amigos afirmou: "O Tenente-Brigadeiro Marcus Herndl sempre foi exemplo de dedicação, profissionalismo e amor à Força Aérea. Em seus 51 anos de serviço, sendo 7 deles como Ministro da mais alta Corte Militar, deixou um legado que continua a inspirar gerações.  Com muita tristeza, perdemos um grande líder."

A FAB manifesta condolências e profundos sentimentos de solidariedade e apoio aos familiares.

Foto: Arquivo 

Assunto(s): ,