ALTO-COMANDO

AFA e FAYS recebem Alto-Comando da Aeronáutica

Comandante da Aeronáutica e membros do Alto-Comando realizam reunião, acompanham a rotina dos Cadetes e visitam instalações da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga
Publicada em: 10/03/2023 15:10
Imprimir
Fonte: SCS/AFA, por Major Terra e Tenente Chayanne
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

A Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS), localizada no interior do estado de São Paulo (SP), recebeu, entre os dias 28/02 e 02/03, a 677º Reunião do Alto-Comando (ALTCOM) da Força Aérea Brasileira (FAB). Na ocasião, o Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, recebeu o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, membros do Alto-Comando e os Oficiais-Generais integrantes da comitiva durante visita à GUARNAE-YS. 

Iniciando a visitação, no dia 28/02, a comitiva participou da Parada diária no Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), com a presença dos alunos, do efetivo de Oficiais da guarnição e dos professores civis da AFA. Na oportunidade, o Tenente-Brigadeiro Damasceno relembrou o início de sua trajetória e incentivou os jovens Cadetes. “Nesta formatura, ao observar a irretocável postura militar da tropa, de forma inevitável, veio à mente a época do Cadete Damasceno que, há 44 anos, esteve neste mesmo pátio sagrado por tantos e inesquecíveis momentos. Portanto, saibam que o resultado a ser alcançado em suas carreiras terá relação intrínseca com o tempo de doação ao trabalho e a formação pessoal de cada um. Usem da melhor forma a trena dos anos, as réguas de horas e sejam felizes nessa instigante e encantadora jornada”, comentou.     

Após a cerimônia, a comitiva visitou as instalações da Academia e seguiu para um almoço especial no Rancho dos Cadetes, participando assim de parte da rotina dos alunos. A reunião do ALTCOM foi realizada nas dependências da Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS), onde foram tratados temas de importância estratégica para a FAB.

No dia 01/03, o Comandante da Aeronáutica e os Membros do Alto-Comando prestigiaram o primeiro voo solo de seis Cadetes Aviadores da Turma Orthrus, na aeronave T-27M Tucano, do Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA). 

Na oportunidade, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno entregou ao Cadete Aviador Kleyber Augusto Pedrotti o certificado de voo solo e o tradicional cachecol, símbolo de seu êxito no voo, um dos instantes mais aguardados por qualquer Cadete Aviador. “É indescritível o sentimento de solar no T-27M, pois é a realização de um sonho. Além disso, receber este cachecol do próprio Comandante da Aeronáutica torna este momento ímpar e motivador”. destacou o Cadete. “Dividir essa ocasião com os guerreiros da Turma Orthrus, que junto comigo, concluíram mais essa etapa, tem um sabor especial de vitória. Só quem passou pelo pré-solo sabe o quanto é árduo o valor desta conquista”, acrescentou.

Por fim, os jovens Cadetes aviadores Kleyber Augusto Pedrotti, Adenilso Marcos Rosalem Júnior, João Vitor Montes Melo, Matheus Fernandes Celestino, Giuseppe Garcia Lobianco e Marcos Mordechai Previtale Casarini receberam felicitações e conselhos dos experientes membros do Alto-Comando presentes no local. Juntos, triunfaram rumo ao icônico lago do Lachê, que remonta aos primórdios da organização, na década de 1940, quando ela estava situada no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

Durante a celebração, estiveram presentes os membros da comitiva do ALTCOM e Oficiais-Generais da FAB. As palestras envolveram os quadros de Aviação, Intendência e Infantaria da Aeronáutica. O objetivo de cada palestrante foi compartilhar, com os futuros Oficiais, o saber e a experiência adquirida ao longo dos anos em suas respectivas especialidades.

Fotos: Sargento Bianca / GABAER, Cadete Taycon, Soldado João Oliveira e Soldado Adher / AFA

imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(1).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(11).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(12).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(13).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(14).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(16).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(17).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(18).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(2).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(4).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(5).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(7).jpg
imagens/original/45117/Visita_do_Alto_Comando_2023_(8).jpg