OPERAÇÃO YANOMAMI

Em helicóptero da FAB, Ministra Marina Silva visita Terra Yanomami

A visita da comitiva ocorreu neste sábado (04/03), com voo partindo da Base Aérea de Boa Vista (BABV)
Publicada em: 04/03/2023 20:28
Imprimir
Fonte: Tenente Flávia Rocha / CECOMSAER
Edição: Agência Força Aérea

A bordo de um helicóptero H-36 Caracal, da Força Aérea Brasileira (FAB), a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, realizou, neste sábado (04/03), um voo para acompanhar os trabalhos realizados na base federal instalada em Terra Yanomami, no estado de Roraima.

O voo partiu às 9h05 da manhã da Base Aérea de Boa Vista (BABV), sede do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), que completou 30 dias de atuação na Operação Yanomami.

Na comitiva, estavam o líder indígena Davi Kopenawa; a coordenadora da Frente de Proteção EtnoAmbiental Yanomami e Ye'kuana da Funai, Elaine Maciel; o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco; o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt; e o Superintendente do Ibama em Roraima, Diego Bueno.

O Subcomandante do Comando Operacional Conjunto Amazônia, General de Brigada Marcelo Lorenzine Zucco, que também acompanhou a comitiva no voo, apresentou o planejamento situacional da Operação Yanomami para a ministra.

De acordo com o General Zucco, a Operação é muito dinâmica. “Prestamos apoio aéreo a integrantes dos ministérios envolvidos e demais órgãos públicos federais que necessitam de suporte das Forças Armadas para cumprirem suas atribuições constitucionais, como a Polícia Federal, a Sesai, o Ibama, a Funai, e o IBGE. Importante ressaltar que trabalhamos de forma conjunta, utilizando indicadores para sabermos onde e como vamos prestar os apoios diários”, acrescentou.

Apoio aéreo

Além do helicóptero H-36 Caracal da FAB, as outras aeronaves envolvidas no transporte aerologístico e demais ações da Operação Yanomami são: A-29 Super Tucano, E-99, R-99, C-98 Caravan, KC-390 Millennium, C-105 Amazonas e H-60 Black Halk, da FAB; HM-02 e HM-04, do Exército Brasileiro (EB); além do UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil.

Texto e fotos: Tenente Flávia Rocha / CECOMSAER

Veja também:  Comando Operacional Conjunto Amazônia divulga balanço de 30 dias de operação