INTERCEPTAÇÃO

FAB intercepta aeronave com 400 kg de drogas no Mato Grosso

O caça A-29 Super Tucano e a aeronave radar E-99 foram empregados para interceptar o avião de porte pequeno
Publicada em: 01/03/2023 21:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea,por Aspirante Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta quarta-feira (01/02), no Mato Grosso (MT), uma aeronave que transportava 400 quilos de cocaína. A aeronave não identificada, que voava no Espaço Aéreo brasileiro sem autorização e sem plano de voo, estava sendo monitorada pelos radares da FAB.

Para executar a missão, a FAB empregou o caça A-29 Super Tucano e a aeronave E-99, que realizou o Alerta Aéreo Antecipado ou AEW (do inglês Airborne Early Warning) com tecnologia que permite detectar outros aviões, distinguindo, a grandes distâncias, entre aeronaves amigas ou inimigas.

O emprego desta tecnologia é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento da aeronave juntamente com a capacidade de detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER), além do controle das aeronaves, independentemente da estrutura de Comando e Controle existente no solo.

Após a interceptação do Super Tucano e do E-99, o piloto da aeronove ilícita pousou em uma pista não homologada no interior do Estado de Mato Grosso e fugiu. As Forças de Segurança em solo fizeram a abordagem  e apreenderam o carregamento de drogas.

Essa Operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF), o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) e a Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT).

A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. Essa ação mostra que o Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.

A ação faz parte do esforço integrado das Forças de Segurança envolvidas para a repressão a voos ilícitos em pequenas aeronaves carregadas com drogas.

Foto: Divulgação/PF